Saúde bucal: Prefeitura inicia projeto e atende mais de 80 pessoas na área rural da cidade

Na Cemeb Catharina participaram 46 crianças e 18 delas foram encaminhadas para tratamento

Saúde bucal: Prefeitura inicia projeto e atende mais de 80 pessoas na área rural da cidade

A Cemeb Catharina Reinholz Sabó, área rural de Itupeva, recebeu os dentistas da rede municipal em uma ação conjunta entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Educação e o Fundo Social de Solidariedade além de uma faculdade privada.

As equipes do setor de Saúde Bucal estiveram na referida escola no sábado (29) em uma Ação Preventiva e de Levantamento Epidemiológico onde examinaram crianças e estudantes da região. O vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá e a presidente do FUNSS, Neusa Marchi, estiveram no local.

Ao mesmo tempo, o Centro de Especialidades Odontológicas recebeu os pais, familiares e vizinhos da Cemeb Catharina Sabó, onde passaram por consulta.

Foram atendidas, ao todo, mais de 80 pessoas. A Guarda Civil Municipal deu suporte no dia do evento.

Paulo Marcondes, coordenador de Saúde Bucal de Itupeva, comentou que essa iniciativa é fruto de uma parceria com estudantes de Mestrado de Odontopediatria, pela Faculdade Anhanguera e a Faculdade São Leopoldo Mandic, Vanessa Chiachirini Yano, Matheus Schiavon e Luciana Goulart.

“Recebemos uma solicitação da Dona Neusa, presidente do Fundo Social de Solidariedade, para que déssemos uma atenção para a região do Rio da Prata e Barão da Boa Vista. Fizemos esse levantamento epidemiológico e demos o encaminhamento necessário para cada caso, além de orientar sobre ações de prevenção de saúde bucal”, explicou Paulo Marcondes.

Para a diretora da Cemeb, Maria Regina Miliani, a ação demonstra preocupação com a população. “Essa união entre Saúde e Educação é extremamente importante, principalmente no ambiente escolar, onde orientamos as crianças e seus familiares sobre a escovação, além de falar sobre os locais de atendimento de Saúde Bucal em Itupeva, que muitos não sabem que existe, gera uma proximidade com a Prefeitura”, disse ela.

Iniciativa aprovada por pais e responsáveis
Na unidade escolar participaram da atividade 46 crianças e 18 delas foram encaminhadas para tratamento com a equipe de Saúde Bucal.

Ana Luiza dos Santos, mãe do Pedro Henrique de 4 anos, participou da ação. “Precisamos mostrar para as crianças desde cedo a importância de cuidar dos dentes. Me recordo que quando eu era estudante, havia essa visita do dentista regularmente. O atendimento foi muito bom e didático, não traumatizando as crianças e mostrando o lado positivo do dentista”, declarou.

Vagner Oliveira, pai de Ana Julia de 5 anos e Maria Luiza de 7 anos, também participaram das avaliações com os especialistas. “O formato que as equipes adotaram para cuidar das nossas crianças foi muito bom. Nós moramos em uma área muito longe da cidade e confesso que foi a primeira vez que elas passaram com dentista. Espero que a Prefeitura continue com essa iniciativa, dando atenção ao nosso bairro”, afirmou.

Saiba mais
O projeto tem como objetivo a expansão para outras escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Nos atendimentos de sábado foram registradas a presença de munícipes dos bairros Rio da Prata, Barão da Boa Vista e sítios e fazendas nas proximidades.

ACAO-SAUDE-BUCAL-ESCOLAS (4)

ACAO-SAUDE-BUCAL-ESCOLAS (3)

ACAO-SAUDE-BUCAL-ESCOLAS (2)

ACAO-SAUDE-BUCAL-ESCOLAS (1)