Rainha da 1ª Festa da Uva de Itupeva recebe emocionante homenagem na 17ª Expo Uva
Homenagem foi prestada na noite do último sábado, 21
Preservar a História e reconhecer aqueles que fizeram parte dela, é um privilégio nem sempre possível e que se torna ainda mais importante quando é realizado com a pessoa em vida. E foi assim, com essa responsabilidade, que o prefeito Rogério Cavalin subiu ao palco da 17ª Expo Uva na noite do último sábado (21), para homenagear Maria Luiza Ozelo, a eterna Rainha da primeira Expo Uva de Itupeva, de 1967.
A homenagem foi mais um dos pontos altos da festa, marcada por diversos destaques como os shows musicais, a praça de alimentação diversificada, os estandes dos produtores do município, entre outras atrações que fizeram do parque da cidade o centro de Itupeva - e da região, para muitos dos visitantes - nestes dois últimos finais de semana.
“Estou sentindo novamente o que senti há 57 anos atrás. É uma emoção única, muito grande e até maior nesses meus 77 anos. Eu quero agradecer a todos, principalmente ao prefeito Cavalin e ao vice-prefeito Isaque por ter promovido essa festa, que tá maravilhosa. E eu estou muito feliz e contente por estar aqui hoje”, se emocionou Maria.
O prefeito Cavalin, destacou a importância da iniciativa: “Que alegria recebê-la aqui esta noite, espero que a senhora fique feliz com essa homenagem, porque homenagem a gente tem que fazer em vida para as pessoas que deixaram uma história”.
A 1ª Rainha
Maria Luíza Ozelo, então com 19 anos, foi eleita para a primeira Festa da Uva realizada pelo jovem município de Itupeva, então com apenas dois anos de emancipação de Jundiaí, em 1967.
Na época, o próprio governador do estado de São Paulo, Laudo Natel, esteve presente nas festividades e na coroação de Maria Luíza.
Não muito tempo depois, Maria se mudou para Campo Grande (MS) e retornou para Itupeva décadas depois, para encontrar uma cidade muito maior do que a que deixou.
“Eu fiquei impressionada com Itupeva, com a evolução que teve, como cresceu e se tornou uma cidade bonita”, contou a eterna Rainha.
O cultivo de uva, assim como para Jundiaí, cidade a qual Itupeva pertencia como um bairro até o ano de 1965, já tinha grande importância na região, trazido pelos imigrantes italianos no final do século XIX.
A primeira Festa da Uva, para homenagear os produtores, foi realizada em 1934.