Profissionais de Itupeva participam de oficina de qualificação do implante contraceptivo

Profissionais de Itupeva participam de oficina de qualificação do implante contraceptivo

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram, nesta segunda-feira (15), da Oficina de Qualificação para Implementação do Implante Contraceptivo, iniciativa do Ministério da Saúde voltada à ampliação do acesso a métodos contraceptivos de longa duração (LARC) no Sistema Único de Saúde.

A oficina integra a estratégia nacional que fortalece os direitos sexuais e reprodutivos, ampliando as opções contraceptivas disponíveis para mulheres e pessoas com capacidade gestacional, conforme diretrizes da Rede Alyne e da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é capacitar profissionais para que os municípios passem a receber o implante no próximo ano. 

Durante o encontro, as equipes tiveram acesso a fundamentos teóricos e práticos sobre o implante subdérmico de etonogestrel, método contraceptivo eficaz por até três anos, com taxa de falha extremamente baixa (0,05% ao ano), conforme apresentado nos materiais técnicos do Ministério da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, a inclusão do implante nos serviços da Atenção Primária representa um avanço relevante na ampliação do acesso a métodos contraceptivos modernos, eficazes e reversíveis. A medida integra ações nacionais de enfrentamento às gestações não intencionais e de qualificação do cuidado, especialmente para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade.

“A capacitação dos nossos profissionais fortalece a Atenção Primária e amplia o acesso a métodos contraceptivos modernos, garantindo mais cuidado, autonomia e direitos à população de Itupeva”, avaliou a secretária de Saúde, Catarina Hass.

A formação, dividida em etapas, abordou temas como direitos sexuais e reprodutivos, características do implante, suas indicações, contraindicações e manejo de intercorrências; técnicas de inserção e retirada, entre outros.

Representaram o município as enfermeiras Rosali M. J. M. Montero, da Educação Permanente em Saúde; Maria da Conceição dos Santos, coordenadora da Unidade de Saúde da Família Rio das Pedras e Vanessa Cristina de Oliveira Araujo, coordenadora da Unidade de Saúde da Família Santa Fé.

WhatsApp Image 2025-12-15 at 09.59.25