Munícipios da RMJ apresentam demandas conjuntas em saúde, mobilidade e segurança ao Governo do Estado

Entre as demandas apresentadas estão saúde, mobilidade e segurança da RMJ.

Munícipios da RMJ apresentam demandas conjuntas em saúde, mobilidade e segurança ao Governo do Estado

O prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin, esteve presente na última segunda-feira (13), em uma reunião entre as cidades da Região Metropolitana de Jundiaí e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O objetivo do encontro foi tratar de políticas públicas para a população da RMJ.

O encontro ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, e contou com a presença dos prefeitos Adeildo Nogueira (Campo Limpo Paulista), Debora Prado (Jarinu), Gustavo Martinelli (Jundiaí), Noemi Medeiros (Cabreúva), Paulo Finamore (Louveira) e Professor Rodolfo Braga (Várzea Paulista), além do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, do secretário estadual de Transporte Metropolitano, Marco Antonio Assalve, do secretário estadual de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini e do secretário-adjunto de Segurança de São Paulo, Dr. Nico Gonçalves, além de Daniel Montanher, engenheiro da Secretaria de Mobilidade e Transporte da Prefeitura de Jundiaí.

Entre as demandas apresentadas pelo grupo ao governador Tarcísio, os principais temas são saúde, mobilidade e segurança da RMJ.

Para a saúde, um dos principais pedidos dos municípios são recursos do Estado para viabilizar mais um mutirão de cirurgias eletivas em Jundiaí, que hoje centraliza, no Hospital São Vicente de Paulo (HSV), o maior volume de atendimentos das sete cidades. Os prefeitos também pleiteiam verbas para ampliar os leitos de retaguardas nos hospitais da região, inclusive em Campinas, o que, segundo os representantes, deve proporcionar uma redistribuição do fluxo de encaminhamento de pacientes, desafogar os atendimentos de média e alta complexidade e melhorar a qualidade dos serviços de saúde no São Vicente. Além disso, foi solicitada a inclusão dos hospitais municipais, do Hospital Universitário (HU) e dos hospitais regionais na tabela SUS Paulista, a fim de ampliar o atendimento.

Na área de mobilidade, os municípios solicitaram ao governo paulista investimentos em obras nas principais rodovias que cortam a região, entre elas a Edgar Máximo Zambotto, Hermenegildo Tonolli, Dom Gabriel e Anhanguera. Também foi discutida a possibilidade de expandir o número de linhas de transporte público intermunicipal.

Já na área da segurança, uma das demandas apresentadas ao Estado é a realização de um estudo para a criação do Comando de Policiamento do Interior em Jundiaí (CPI-Jundiaí). Também foi solicitado o envio de contingente policial especializado, novas viaturas e a instalação de delegacias regionais especializadas. Além disso, o município reforçou o pedido por mais efetivo para a Polícia Militar, Polícia Científica e por melhorias na estrutura do Instituto Médico Legal (IML) e nova sede do Corpo de Bombeiros.

O governador Tarcísio sinalizou abertura para dialogar com os municípios. “Essa é uma região muito próspera, que está crescendo muito e que depende do apoio do Estado. Tenho certeza de que, trabalhando em conjunto, vamos conseguir proporcionar muitos avanços”, afirmou.


Informações: Prefeitura de Jundiaí