Itupeva melhora desempenho no Índice de Efetividade da Gestão Municipal do Tribunal de Contas
Avanço foi no Índice de Governança de Tecnologia da Informação

A Prefeitura de Itupeva registrou avanço no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) de 2025, elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O destaque foi a melhoria de “C” para “B” no Índice de Governança de Tecnologia da Informação (i-Gov TI), que mede o nível de maturidade da gestão pública em tecnologia da informação e governança digital.
Essa categoria analisa aspectos como o uso estratégico da tecnologia na administração pública, o nível de automação de processos, o acesso digital da população a serviços municipais, e a capacidade de gestão e proteção de dados.
O avanço de Itupeva nessa dimensão demonstra avanço no atendimento digital à população, com ações voltadas à transparência, segurança da informação e inovação nos sistemas internos de gestão.
No último ano, a Prefeitura investiu em ferramentas para aumentar o acesso digital de munícipes em vários setores, como por exemplo atendimento personalizado via WhatsApp, novo site para consultas de serviços de trânsito, entre outros.
“É um reconhecimento pelo avanço que estamos tendo na administração pública. A meta agora é evoluir também nos outros índices do IEG-M, com foco sempre em beneficiar a população com acessibilidade e atendimento de qualidade”, avaliou o prefeito Rogério Cavalin.
Sobre o IEG-M
O indicador foi criado em 2015 pelo TCE-SP para avaliar a eficiência das políticas públicas municipais, analisando sete áreas da administração: planejamento, gestão fiscal, educação, saúde, meio ambiente, defesa civil e governança de tecnologia da informação. A metodologia busca mensurar a efetividade da gestão pública, fornecendo dados que ajudam tanto a sociedade quanto os órgãos de controle a compreenderem como os municípios aplicam seus recursos.