Guarda Municipal de Itupeva marca presença no maior congresso de segurança pública municipal do Brasil
XIII Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública reúne corporações de 80 municípios durante dois dias, em Vinhedo
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Itupeva marcou presença na abertura do XIII Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado nesta quarta-feira (25), em Vinhedo. O evento é considerado um dos principais encontros do setor no país, reunindo profissionais, especialistas e autoridades para debater o fortalecimento da segurança pública municipal.
Em sua 13ª edição, o congresso reúne representantes das GCMs de 80 municípios de todas as regiões do país. Ao longo de dois dias de atividades, a programação conta com palestras, painéis temáticos e encontros estratégicos com autoridades municipais, estaduais e federais, além de especialistas de todo o Brasil.
Durante o encontro, a equipe da GCM de Itupeva acompanhou discussões estratégicas e boas práticas aplicadas em diferentes regiões brasileiras, reforçando o compromisso da corporação com a melhoria contínua dos serviços prestados à população. A participação também fortalece a integração com outras instituições e contribui para a adoção de novas tecnologias e métodos de atuação.
Para o comandante da GCM de Itupeva, Claudinei Xavier, que esteve no evento acompanhado do subcomandante Carlos Cerqueira, a experiência foi de grande valor para a corporação. “Participar do Congresso é uma oportunidade única de atualização e troca de experiências com guardas de todo o Brasil. Levamos o nome de Itupeva com orgulho e voltamos ainda mais fortalecidos para seguir cumprindo nossa missão de proteger nossa cidade e seus moradores”, afirmou.
A programação do XIII Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública segue até a próxima quinta-feira (26). Entre os temas debatidos estão as atualizações legislativas do setor, o papel das guardas municipais no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), as inovações tecnológicas aplicadas ao policiamento preventivo comunitário e os debates em torno da PEC da Segurança Pública, que coloca as corporações municipais no centro de uma das discussões mais relevantes da categoria nas últimas décadas.


