Entrega de laudos marca novo passo no acompanhamento de crianças da rede municipal
Ação, realizada no CAADI – Centro de Atendimento e Avaliação Diagnóstica Infantil, acompanha orientação profissional e representa um momento decisivo para compreender melhor as necessidades da criança e oferecer atendimento adequado
A Prefeitura de Itupeva realizou, nesta terça-feira (3), uma ação no AEE (Atendimento Educacional Especializado) por meio do CAADI – Centro de Atendimento e Avaliação Diagnóstica Infantil, com a entrega de laudos para 12 crianças da rede municipal de ensino. Para as famílias, o momento representa um passo importante no entendimento das necessidades de cada criança e no início de um acompanhamento mais adequado e direcionado.
O atendimento segue um fluxo integrado entre educação e saúde. Inicialmente, a criança é encaminhada pela Cemeb ao pediatra, que realiza a avaliação clínica e, quando necessário, faz o encaminhamento para áreas especializadas, como psicologia, neurologia, psiquiatria ou fonoaudiologia. Após essas etapas, a criança passa pela avaliação do CAADI, onde é realizado o processo diagnóstico e a emissão do laudo.
Com o laudo em mãos, o CAADI também atua no acolhimento e na orientação das famílias, explicando o diagnóstico, os encaminhamentos necessários e as possibilidades de acompanhamento dentro da rede municipal, como no CAIO (Centro de Acolhimento, Inclusão e Orientação), na Apae ou no PEPT – Projeto de Esporte Para Todos, por exemplo.
Foi esse momento de orientação que marcou a ação realizada nesta terça-feira, permitindo que pais e responsáveis esclarecessem dúvidas e compreendessem os próximos passos para o desenvolvimento da criança.
A ação contou com a presença das secretárias municipais Monica Oliveira (Educação) e Catarina Hass (Saúde), da equipe de atendimento e do prefeito Rogério Cavalin, que fez questão de cumprimentar as famílias e acompanhar de perto o atendimento, sem deixar de ressaltar o importante trabalho realizado pela equipe do CAADI.
“Esse laudo representa um divisor de águas, porque a partir dele conseguimos compreender melhor cada situação, fazer os encaminhamentos corretos e oferecer o acompanhamento adequado. Nosso objetivo é garantir a evolução da criança, respeitando suas individualidades, mostrando que o diagnóstico não limita, mas orienta o cuidado e amplia as possibilidades de desenvolvimento. As famílias podem ter a certeza de que não estão sozinhas. Existe uma rede preparada para acolher, orientar e caminhar junto, oferecendo apoio para que cada criança tenha as condições necessárias para crescer, aprender e se desenvolver da melhor forma possível”, destacou o prefeito.
Conquista
Priscila Regina da Paz Pugliese, mãe de Sophia Pugliese, aluna do CEMEB Aparecida Pickles Oliveira, agradeceu o atendimento e celebrou uma vaga no CAIO. “Tô muito feliz, porque hoje a minha filha conseguiu a vaga no CAIO, tirou uns pesos das minhas costas, porque é muito triste ver a filha da CAIO não evoluindo. E saber que agora ela vai ter essa oportunidade, de poder estar participando, para melhor evolução dela. Obrigada”.
Entenda o processo
O CAADI - Centro de Atendimento e Avaliação Diagnóstica Infantil é um serviço especializado da Rede Municipal de Saúde, criado para a Avaliação Diagnóstica Infantil, de forma humanizada, técnica e multiprofissional.
O principal objetivo é avaliar, identificar e emitir laudos diagnósticos de crianças que estão dentro do Transtorno de Neurodesenvolmento, entre eles o TEA, assegurando que cada criança receba o acompanhamento adequado dentro da Rede Municipal de Saúde e através de parcerias como CAIO, APAE.
O fluxo estabelecido para o CAADI é realizado pelo Pediatra da referência que identifica através dos marcos do desenvolvimento e relatos dos responsáveis alguns sintomas e comportamentos que possam se encaixar na Hipótese Diagnóstica sendo encaminhado para o CAADI.
