Meio Ambiente: óleo de cozinha, baterias e pilhas têm espaço para descarte correto
Com a Ecobarganha e o Ecoponto, projetos mantidos pela Prefeitura, o descarte é consciente

Dois projetos de sustentabilidade e cuidado com o Meio Ambiente são realizados em Itupeva, pela Prefeitura. Com a Ecobarganha e o Ecoponto a população pode fazer o descarte de óleo de cozinha, baterias, pilhas e demais produtos eletrônicos.
O secretário de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente, Jair Gomes, destacou o quanto as iniciativas são importantes. “As duas ações acontecem em Itupeva há anos e são fundamentais para a preservação do meio ambiente. Com estas iniciativas queremos ensinar e educar a população sobre os cuidados que devemos ter hoje, pensando no futuro”, disse.
Na prática o projeto ‘Ecobarganha’ funciona da seguinte forma: o munícipe entrega o óleo (2 litros) e, em troca, recebe um produto de limpeza. Essa troca pode ser feita na sede da Secretaria – que funciona na Chácara do Abobrinha – ou em qualquer Centro de Educação (CEMEB) em dias e horários pré agendados. “A ideia de realizar essa ação também na escola tem o propósito de promover a difusão a todos os munícipes, principalmente às crianças que estão em formação”, acrescentou Jair Gomes.
Descarte de eletroeletrônicos
O munícipe pode descartar equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias também na Chácara do Abobrinha, na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana e Meio Ambiente.
Descartadas em lixos comuns, as pilhas e baterias vão, ao longo do tempo, eliminando metais pesados de sua composição na natureza. Rapidamente estes elementos contaminam o solo e os lençóis freáticos, resultando na contaminação das águas que o compõem.
Serviço
A Chácara do Abobrinha está localizada na rua Professor José Leme do Prado Filho, 173, no Jardim Nova Itupeva. O atendimento ao público é feito das 8h às 17h de segunda a sexta-feira.