Parceria entre Prefeitura e SENAR promoveu cursos para operação e manutenção de tratores agrícolas

Na última semana, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) e da Secretaria de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu dois cursos gratuitos: Operação de Tratores Agrícolas e Manutenção de Tratores Agrícolas.
As formações, ministradas pelo instrutor Sérgio Felipini, tiveram como objetivo capacitar trabalhadores para o uso seguro e eficiente dos tratores, além de contribuir para a formação de novos profissionais que possam atuar no setor agrícola, fortalecendo a produção de alimentos e a segurança alimentar no município.
O curso de Operação de Tratores Agrícolas foi realizado nos dias 1 e 2, com carga horária de 16 horas, com parte teórica na Igreja de Pedra e parte prática na propriedade do produtor Adil Antunes. Participaram 14 pessoas, entre produtores rurais e servidores municipais, que receberam orientações sobre segurança na operação, além de aulas práticas com o trator e implementos como a grade aradora e o subsolador, utilizados no preparo do solo para plantio.
Já o curso de Manutenção de Tratores Agrícolas foi realizado entre os dias 3 e 5 de, com carga horária de 24 horas, no Barracão da 21 de Março, sede da Secretaria de Infraestrutura.
Os 9 participantes aprenderam técnicas de manutenção preventiva e corretiva, incluindo troca de filtros e óleos, limpeza, lubrificação de peças e regulagem de tratores e implementos agrícolas.
Todos os participantes receberão certificados do SENAR, reconhecidos pela CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária.