Histórico

Conheça um pouco mais sobre a história de Itupeva

A fundação da cidade ocorreu em 21 de março de 1965.

Já no início dos anos de 1960, começou o movimento para a emancipação de Itupeva, que era na época, distrito de Jundiaí. 

Os irmãos José Poli e Luiz Poli, Dorival Raymundo e Xisto Araripe Paraíso lideravam o movimento de emancipação. Constantes idas à Assembleia Legislativa de São Paulo conseguiram, por meio do deputado Salvador Julianelli, que Itupeva fosse incluída na relação dos distritos que reivindicavam sua autonomia, através de anteprojeto.

Marcado o plebiscito para 3 de outubro de 1963, os eleitores aprovaram a emancipação, sendo que, 90% disseram "sim" e o governador do estado promulgou Lei nº 8 050 em 31 de Dezembro de 1963, confirmando o desejo dos itupevenses.

A eleição para prefeito foi realizada no dia 31 de outubro de 1964, saindo vencedor Luiz Poli. A posse, porém, com a instalação do município, só veio a ocorrer em 21 de março de 1965. O golpe de 31 de março de 1964 parou as atividades políticas no Brasil, causando o atraso na posse do prefeito.

A prefeitura nessa época funcionava em dois pequenos cômodos alugados de Conceição Pessini, na Avenida Brasil. Um era o gabinete do prefeito e o outro servia para todos os outros serviços.

 

Momentos:

 

Em 1953, o então bairro de Itupeva tornou-se Distrito de Paz do município de Jundiaí. Uma nova era tinha início. Contando com o trabalho do então vereador José Polli, representante do bairro Itupeva na Câmara Municipal de Jundiaí, em 1957 foi oficialmente instalado o Distrito e o Cartório de Registro Civil e Anexos.

Dez anos se passaram desde 1953 e as lideranças de Itupeva iniciaram o movimento visando obter a emancipação político-administrativa, que contava com o apoio da maioria absoluta da população. Foi formada então a Comissão de Emancipação incumbida de preparar toda documentação necessária para justificar o Projeto de Lei na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo como autor o Deputado Salvador Julianelli.

Em 1963, sob a coordenação de Luiz Poli, foi realizado o plebiscito: vitória esmagadora pela emancipação, com mais de 90% da vontade popular. Estava selado o desligamento do Distrito de Itupeva do município de Jundiaí. Finalmente, em 31/12/1963, pela Lei Estadual 8.050, Itupeva ganhou a condição de município, cuja instalação oficial ocorreu em 21/03/1965. A Lei Estadual 8.092/64 estabeleceu as divisas do município de Itupeva com os seus vizinhos. Luiz Poli foi o primeiro Prefeito (1965/68).