Práticas Integrativas e Complementares se unem com medicina tradicional para tratar doenças em Itupeva

Notícias

A Prefeitura de Itupeva colocou em prática desde 2017, o Programa de Terapias Integrativas e Complementares (PICS) com encontros, palestras e a aplicação de algumas práticas com a população. Atualmente, as Unidades de Saúde passaram a oferecer aos usuários algumas atividades terapêuticas.

“As terapias integrativas e complementares estão cada vez mais sendo utilizadas pelas pessoas na prevenção e tratamento de doenças físicas, mentais e emocionais. Queremos que os itupevenses saibam que há estes métodos em Itupeva e que usufruam, caso queiram”, comentou a secretária de Saúde, Lúcia Checchinato.

Qualquer pessoa pode ter acesso às terapias. Segundo informações da Secretaria de Saúde, estas terapias estão sendo aplicadas por voluntários.

“Um dos nossos objetivos é promover a saúde através destes recursos terapêuticos. Fazemos acompanhamento de alguns usuários que apresentaram uma melhora de 60% do quadro clínico”, disse Maria Ângela Cal Rodrigues, enfermeira responsável pelo programa.

Entre as principais queixas dos pacientes que buscam estes tratamentos alternativos estão dores de cabeça, tonturas, alergias, inchaços, formigamentos, dores pelo corpo, gastrite, problemas intestinais, insônia, ansiedade, depressão.

"Eu andava muito estrada, nervosa e sentia uma dormência nas mãos. Em um mês de Reiki eu já estou muito melhor. A cada nova sessão a gente vê uma melhora e quero continuar com certeza. A prática é muito boa e todos precisam conhecer", disse Susana Carlos de Souza.

"Eu sofro de um quadro de ansiedade e de insônia, onde não durmo bem há anos. A minha ansiedade já melhorou muito! A ideia agora é continuar no Reiki para que eu consiga dormir, coisa que não faço há anos", comentou Benedita Carlos de Souza.

Para mais informações, ligar na Unidade de Saúde correspondente ao bairro.

Confira o cronograma:

Segunda-feira

Reiki - CAPS e Ambulatório de Saúde Mental – Aberto à população

Dança Circular - CAPS das 9h às 11h – Aberto à população

Constelação Familiar - CAPSI e Ambulatório de Saúde Mental - Só para a Unidade

Biopuntura - Centro de Diagnóstico das 12h às 13h

 

Terça-feira

Reiki - USF Parque das Hortênsias das 9h às 12h – Aberto à população

 

Quarta-feira

Reiki - Centro de Diagnóstico - 9h30 às 12h

Lian Gong – Centro de Diagnóstico das 8h30 às 9h – Aberto à população

Atendimento Naturopatia (individual) – Centro de Diagnóstico das 10h às 11h30

 

Quinta-feira

Reiki - USF Monte Serrat das 8h às 12h – Aberto para a população

Auricoloterapia - USF Monte Serrat e Santa Fé - Com agendamento

 

Sexta-feira

Reiki - USF Santa Fé das 7h30 às 9h30 - Aberto para a população

Auricoloterapia – USF Santa Fé

Arteterapia - CAPSI – Só para a Unidade

Biopuntura - Centro de Diagnóstico das 12h às 13h