Prefeitura investe para ampliar atendimento a famílias atípicas

Na última semana, o prefeito Rogério Cavalin e o vice-prefeito Isaque Messias se reuniram com famílias atípicas para buscar soluções para as principais demandas do grupo no município.
Um dos principais assuntos da conversa foi a construção do Centro de Atendimento Educacional Especializado, no Jardim São Vicente. As obras do local, iniciadas há cerca de um ano, ficaram paradas nos últimos meses e só foram retomadas recentemente, chegando a 35% de conclusão atualmente.
Com investimentos de mais de R$ 1,3 milhão, o Centro será dedicado ao atendimento inclusivo, com profissionais de educação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), como fonoaudiólogos e psicopedagogos.
O prédio, que vai atender todas as normas de acessibilidade, incluindo elevador e sanitários, contará com área total de 510 m², distribuídos em dois pavimentos com quatro salas multiusos, uma sala de fonoaudiologia, cinco salas de atendimento individual para diversas especialidades, além de sala de reunião, sala de professores, sala de psicopedagogia e toda área administrativa.
“Pegamos essa obra atrasada e parada e demos prioridade para retomar e avançar para que seja concluída o quanto antes. É um local que vai fazer grande diferença no atendimento de famílias atípicas”, explica o prefeito.
Consultas médicas
Outra grande deficiência identificada no município foram as consultas com neuropediatra. A princípio, para diminuir a fila de espera, com pessoas aguardando a marcação há pelo menos um ano, a Prefeitura fez uma contratação emergencial que atendeu 60 crianças só no primeiro dia, em março, e continua realizando os atendimentos
E para sanar em definitivo o problema que a cidade enfrenta há muito tempo, a Prefeitura convocou, no final de abril, dois profissionais aprovados em concurso, para compor a rede.
“Essa é uma especialidade bastante específica e com grande demanda, então às vezes há dificuldade até para contratação, mas estamos suprindo. Com esses novos médicos, o objetivo é zerar a fila de espera”, detalha a secretária de Saúde, Catarina Hass Lope Di Giovanni.
Contratação de mais profissionais
Desde março deste ano, a Prefeitura está realizando a convocação de profissionais aprovados em concurso, para que possam assumir os cargos para os quais foram aprovados.
Além de dois neuropediatras, as convocações contam com fisioterapeuta respiratório, farmacêutico, técnico em farmácia, cardiologista e psicólogo, até o momento.
“São profissionais que estamos convocando. Alguns acabam não comparecendo ou desistindo de assumir a função, então tem todo um trâmite administrativo para que as vagas sejam preenchidas. Mas nosso objetivo é preencher todo o quadro de profissionais e ampliar ainda mais, tão logo seja possível”, conclui o prefeito.
Aumento de auxiliares de professores de classe
A Prefeitura também aumentou o número de estagiários que atuam como auxiliares de professores em sala de aula, saindo de 90 para 130. O objetivo é chegar a 150 ainda este ano.
Apoio a Apae
A Instituição, que presta um serviço de excelência na cidade, também tem recebido apoio da Prefeitura. No mês de março, foi resolvida uma situação que estava pendente desde julho de 2023, quando não foi renovado um termo de fomento.
Para não desassistir os alunos, a Apae arcou com os custos até dezembro passado e, neste ano, recorreu à nova gestão da Prefeitura para solucionar o problema.
“As aulas de 13 alunos atrasaram por conta dessa situação que se arrastou por mais de seis meses desde 2013. No dia 12 de março [deste ano], essas crianças retornaram às aulas, bem como foi realizado um novo termo, que hoje é de colaboração, que contempla as despesas dessas 13 crianças até dezembro”, explanou a presidente da Apae de Itupeva, Flávia Salles, em vídeo postado nas redes sociais da Instituição.