Perguntas Frequentes
1 - Como faço para me cadastrar?
Se você possui 60 anos ou mais, acesse o site www.itupeva.sp.gov.br/vacina-covid, leia todas as informações da página e clique no link de Pré-Cadastro para informar seus dados.
2 - Quais documentos são necessários para realizar o pré-cadastro?
Cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Além disso, será OBRIGATÓRIA a apresentação destes mesmos documentos originais juntamente a um documento com foto no ato da vacinação.
3 - Onde posso consultar meu cadastro?
Você pode consultar se seu pré-cadastro foi validado pelo link www.itupeva.sp.gov.br/consulta-inscricao
4 – Vou receber um SMS após realizar meu pré-cadastro?
Não. O SMS somente será enviado ao telefone informado no pré-cadastro após o agendamento da vacinação.
5 - Porque ainda não recebi o SMS?
O SMS será enviado ao número de celular informado no pré-cadastro assim que a vacinação for agendada. Neste SMS você será informado da data, hora e local do agendamento e poderá confirmar sua presença respondendo "1", ou cancelar seu agendamento respondendo “0”.
6 - O que acontece se eu não comparecer para tomar a vacina no dia e horário agendado?
1ª Dose: Após o agendamento e envio do SMS, o munícipe que não comparecer no dia e horário agendado para tomar a vacina será realocado novamente para a lista de espera e será reagendado previamente.
2ª Dose: Deve-se comparecer ao Ginásio de Esportes “Dorival Raymundo”, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 15:00, munido de documento com foto, CPF e seu cartão de vacinação da COVID-19, para receber a segunda dose da vacina, mesmo que com atraso, garantindo o ciclo completo de sua imunização.
7 - Porque minha faixa etária já passou e ainda não tomei a primeira dose?
O município de Itupeva tem recebido quantidades menores de doses necessárias para imunizar a população. Não é necessário se preocupar, pois as doses continuarão chegando e todos com idade já liberada para a vacinação receberão a vacina.
8 - É preciso agendar a segunda dose da vacina?
Não é necessário agendamento prévio para receber a segunda dose da vacina, basta dirigir-se ao Ginásio de Esportes “Dorival Raymundo”, entre 08:00 e 15:00, na data informada no cartão de vacinação recebido no ato da primeira dose, para ser imunizado.
9 - Quais comorbidades são abrangidas nos grupos prioritários?
A vacinação está acontecendo por grupos prioritários e faixas etárias, independentemente do munícipe possuir comorbidades ou não. Neste momento, pessoas com comorbidades que não se enquadrem nas faixas etárias ou grupos prioritários ainda não serão vacinadas.
10 - Como é feito o atendimento da pessoa acamada?
No ato do preenchimento do formulário deve-se informar a condição de pessoa acamada em campo próprio para que a equipe de vacinação possa entrar em contato quando houverem doses disponíveis, e assim agendarem da aplicação no domicílio.
11 - Gestantes podem ser vacinadas em quaisquer casos?
As mulheres gestantes, pertencentes a um dos grupos prioritários que já iniciaram a imunização, poderão ser vacinadas após avaliação cautelosa dos riscos e benefícios, com decisão compartilhada, entre mulher e seu médico, e com apresentação da prescrição médica no ato da vacinação.
12 - Posso escolher qual vacina desejo receber?
Conforme nota informativa nº 04/2021 (CVE/CCD/SES-SP), "TODOS os indivíduos com 18 anos ou mais, incluindo gestantes, puérperas, lactantes, imunodeprimidos, pessoas com comorbidades e idosos, pertencentes a grupos prioritários elencados pelo Programa Estadual de Vacinação contra a COVID-19, devem receber a vacina contra COVID-19 disponível no serviço de saúde, sem distinção, não sendo possível atender a prescrições/encaminhamentos que elegem o tipo de vacina a ser utilizada".
13 - Posso tomar a vacina da Covid-19 com outras vacinas?
Neste momento, não se recomenda a administração simultânea das vacinas contra a Covid-19 com outras vacinas. Conforme indica o “Informe Técnico da Campanha Nacional de Vacinação contra COVID-19”, do PNI/MS, deve-se respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre qualquer dose da vacina contra a Covid-19 e qualquer outra vacina do calendário vacinal.
14 – Tive Covid-19 recentemente. Posso receber a vacina?
Pessoas que tiveram Covid-19 com confirmação diagnóstica devem aguardar 30 dias para tomar qualquer dose da vacina contra a Covid-19, a contar do primeiro dia de início dos sintomas.
15 - Recebi a primeira dose em outro município. Posso tomar a segunda dose em Itupeva?
Não. A aplicação da segunda dose deve ser realizada impreterivelmente no mesmo município de aplicação de sua primeira dose, de preferência na mesma unidade de saúde, conforme aprazamento informado em seu cartão de vacinação, entregue no ato da aplicação da primeira dose.
16 - Existem efeitos colaterais comuns após a aplicação das vacinas? Quando devo procurar ajuda médica?
Estudos clínicos das vacinas contra Covid-19 já utilizadas na campanha apontaram a ocorrência de eventos adversos locais (no local da aplicação) não graves, como: dor, eritema, edema, prurido ou hematoma. Também foram verificados eventos adversos sistêmicos não graves, como: mialgia, cefaleia, náusea, perda de apetite, diarreia e febre. Os eventos adversos não graves locais e sistêmicos, frequentemente observados, não contraindicam a administração da segunda dose da vacina. Estes sintomas devem desaparecer em até três dias. Caso persistam por mais de três dias deve-se procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua residência para que outras causas sejam investigadas, incluindo a suspeita de Covid-19 (pessoa que foi vacinada no período de incubação).