Para regularização fundiária, Prefeitura contrata serviço de avaliação em áreas de risco
Primeiro bairro a passar por essa avaliação é o Vale das Pedras

Criado em 2019, o programa A Casa é Sua atingiu em dezembro de 2022, a marca de 2.842 matrículas entregues no município. Uma ação que permite a partir da regularização dos imóveis, a Prefeitura trabalhar para levar asfalto, água e energia para que os bairros sejam formais, além de representar a segurança jurídica de que a casa ou imóvel é, de fato, do proprietário.
Desta maneira, a Prefeitura contratou Agostinho Ocura, analista de risco geológico, com vários anos de experiência trabalhando no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), para situações de diversos problemas urbanos relacionados com a geologia.
O primeiro bairro a passar por essa avaliação é o Vale das Pedras. “Esse local tem muito corpo de rochas, levantamos que a região já teve indícios de pedras que rolaram dos barrancos. Para que esses fatos não acontecem mais e provoquem acidentes, causando danos às pessoas ou em suas propriedades, é importante fazer esses levantamentos por meio destas vistorias de campo”, ressaltou Agostinho Ocura.
Esse mapeamento em pontos críticos é de extrema importância para darmos continuidade à regularização fundiária no Vale das Pedras. Sempre trabalhamos pensando em prol da população, por isso precisamos definir se essas áreas podem ou não serem regularizadas. Somente vamos regularizar os locais quando tivermos a segurança de inexistir risco geológico”, disse o secretário de Assuntos Jurídicos e Fundiários, Percy Kuster.
As vistorias estão sendo acompanhadas pelos fiscais de obras da Prefeitura e membros da Defesa Civil.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva