Para estimular liderança e diálogo, escola da Rede Municipal cria Grêmio Estudantil
Projeto de Gestão Democrática é desenvolvido pelo Cemeb Professora Maria Stela Sales Izzo

Uma ação para estimular liderança e diálogo. Assim, o Cemeb Professora Maria Stela Sales Izzo, no Parque das Hortênsias implementou o Grêmio Estudantil, com a participação de 75 alunos do 4° e 5° ano, na faixa etária entre 10 e 11 anos.
De acordo com a supervisora da Secretaria Municipal de Educação, Katherine Castello Bertolini, a unidade escolar realizou todo processo de formação junto aos alunos, compartilhando informações e orientações sobre o andamento de um pleito eleitoral, por meio do Projeto de Gestão Democrática. “Posteriormente, os estudantes formaram 15 chapas, desenvolveram a campanha, anexaram cartazes pela escola e apresentaram as propostas em cada sala de aula”, explicou.
Na sexta-feira (10), a eleição foi realizada e a chapa vencedora foi a ‘Juntos Fazemos Mais’ – formada pelos alunos Ingrid (5° ano A/presidente), João Pedro (5° ano D/ vice-presidente), Renan (5° ano A/ 1° secretário), Lorrany (5° ano C/2° secretário) e João (5° ano B/tesoureiro) - recebendo 19% dos votos e ocupará este posto durante o ano letivo de 2023, com o intuito de dar voz aos estudantes junto à administração da escola, apresentando ideias e sugestões, contribuindo para a formação e o enriquecimento educacional, representando seus primeiros passos na vida social, cultural e política.
O gestor escolar Roberto Silva, num trabalho integrado com a vice-gestora Sônia Goes e o coordenador pedagógico Rodrigo Gomes, destacou o empenho dos alunos diante deste projeto. “Vimos o empenho dos estudantes na procura por amigos para constituição da chapa, na elaboração de cartazes, propagandas e divulgação pela escola e, principalmente, por ver neles a vontade de melhorar a escola e fazer um lugar melhor”, comentou Roberto Silva.
O secretário de Educação, Fábio José de Andrade, ressaltou que a formação de grêmios estudantis é significativa para a Rede Municipal de Ensino. “Afinal, é um verdadeiro estímulo para as crianças participarem de decisões coletivas e que dizem respeito a todos”, salientou.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva