Semana do Bebê: 13ª edição é encerrada após cinco dias de mobilização pela cidade

Atividades foram nas UBSs, Unidades Escolares e Centros de Referência de Assistência Social.

Chegou ao fim nesta sexta-feira (5) a 13ª edição da Semana do Bebê, após uma semana repleta de atividades em Unidades de Saúde, Unidades Escolares e Centros de Referência de Assistência Social.

O principal objetivo da Semana do Bebê é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Por conta disso, neste ano o tema escolhido para Itupeva foi ‘A nossa família protege e cuida’, já o lema era ‘proteger e cuidar’.

Entre as ações realizadas durante a semana estão: atividades lúdicas, palestra sobre desenvolvimento infantil, circuito de estimulação, jogo da memória gigante para incentivar o brincar, oficina de Shantala, palestra sobre vacinação infantil, contação de histórias, encontro de gestantes sobre aleitamento materno, atividade com material reciclável, palestra sobre primeiros socorros, oficina sobre importância do afeto, interação entre pais e filhos, palestra sobre alimentação saudável, trem lúdico e interação com a Caravana da Alegria.

Além das atividades seguidas na programação proposta pelas secretarias de Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, a Rede Municipal de Ensino Como parte da 13ª Semana do Bebê, as crianças da Rede Municipal de Ensino fazem uma atividade especial em sala de aula. Em uma janela impressa numa folha de papel, os estudantes colam fotos, desenham, contam histórias marcantes e escrevem sobre suas
famílias. A atividade está disponível aqui.

Entrevista – A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves e a enfermeira da Educação Permanente em Saúde, Rosali Maria Juliano Marcondes Monteiro, estiveram na rádio 105,9 FM Itupeva, onde comentaram sobre as atividades da Semana do Bebê.

Sobre a Semana do Bebê - A primeira Semana do Bebê foi realizada no ano 2000, em Canela, Rio Grande do Sul. Em 2010, o UNICEF sistematizou a iniciativa e passou a disseminar a Semana do Bebê em todo o Brasil. E, desde 2013, a Semana do Bebê também faz parte das ações estratégicas de participação social e primeira infância do Selo UNICEF, outra iniciativa do UNICEF para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira.

ENCERRAMENTO-SEMANA-DO-BEBE (3)

ENCERRAMENTO-SEMANA-DO-BEBE (2)