Projeto Story Jam incentiva prática da leitura em Itupeva
Nesta edição 120 alunos de três CEMEBs participaram do projeto que contribui para ampliar o acesso aos livros

Uma ideia diferente para estimular o gosto pela leitura entre crianças e jovens aconteceu mais uma vez na Rede Municipal de Ensino de Itupeva. O projeto Story Jam/Viva o Livro teve mais uma etapa concluída, com diversas atividades.
Neste ano, as CEMEBs participantes foram Jardim Vitória com os alunos dos 3°s anos; Fazenda Pinheiros e Cássio Bussab com os alunos dos 5°s anos, totalizando 120 alunos.
O secretário de Educação, Fábio José Andrade, explicou que essa é a segunda vez que o programa chega em Itupeva. “Nesta segunda oportunidade nós conseguimos ampliar em 3 unidades e nosso objetivo é que seja expandido ainda mais. Por meio de aplicativo, todos os estudantes continuam acessando as suas produções. Ressalto, também, que todas as escolas vão receber 50 livros para utilização em sala de aula”, afirmou.
Desenvolvido pela Evoluir, empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva de uma educação integral, é patrocinado pela empresa Ball Corporation de Itupeva e conta com o apoio da Prefeitura.
Francis Dias, coordenador da Evoluir, comentou sobre a iniciativa. “Começamos como uma editora e 12 anos depois, passamos a desenvolver projetos sociais. Nossas ações são para gerar impacto social e temos nos especializados em projetos financiados. Em Itupeva contamos com apoio da Ball”, explicou.
O Projeto contribui para ampliar o acesso aos livros, além de desenvolver competências e habilidades de leitura e escrita.
Joyce Barbosa, representante da empresa Ball, esteve na atividade desta sexta (18) e reforçou que uma das missões da Ball é ajudar a comunidade. “Este é o segundo ano consecutivo que a Ball participa desta iniciativa. A empresa tem a missão de prezar pela comunidade, pela educação e pela sustentabilidade, por isso faz todo sentido apoiarmos”, disse ela.
Os alunos participam de oficinas, com: contação de História e elaboração de Histórias, onde os próprios estudantes montam o enredo, personagens e cores, através do aplicativo Story Jam que deixa a aprendizagem muito mais divertida e dinâmica. Após isso, cada livro é impresso e entregue para os alunos.
Enquanto isso, a equipe pedagógica da Secretaria de Educação (Supervisores, Gestores, Coordenadores Escolares e Docentes dos CEMEBs envolvidos) participaram de um Encontro Formativo para serem engajados na proposta do Projeto.
O Programa Viva o Livro é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.