Professores de Desenvolvimento Infantil de creches municipais participam de treinamento da Lei Lucas

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Educação e da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), promoveu, na segunda e terça-feira (15 e 16), um treinamento especial voltado aos professores das creches da rede municipal.
A capacitação, realizada no prédio do HTPC, teve como foco a Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade de treinamento em primeiros socorros para profissionais da educação. Entre os principais temas abordados, estiveram as técnicas de atendimento em situações de emergência e engasgo, garantindo mais segurança para as crianças atendidas nas unidades municipais.
A formação foi conduzida pelos bombeiros civis Arlindo, Leandro, João e Vitor, além do socorrista Robson Oliveira, servidores instrutores da EGDS, responsáveis pela elaboração e aplicação das atividades práticas e teóricas.
Essa foi a que o município capacitou 100% dos professores de creches, garantindo que todos estejam formados para atender a criança num momento de emergência.
A secretária de Educação, Monica Oliveira da Silva, destacou a importância da ação: “É fundamental que, de tempos em tempos, seja realizado esse treinamento, não só para orientar novos contratados da rede, mas também para uma atualização dos profissionais que já atuam. A Lei Lucas nos traz essa responsabilidade e, ao mesmo tempo, a oportunidade de oferecer mais segurança às famílias e às crianças da nossa rede.”
Na próxima quinta-feira (18), o treinamento será realizado com demais profissionais da rede de educação das unidades de creche.
O que é a Lei Lucas?
A Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018) tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação infantil e básica, além de espaços de recreação infantil.
A legislação leva o nome de Lucas Begalli Zamora, um menino de 10 anos que faleceu em 2017 após se engasgar durante um passeio escolar em Campinas (SP). O objetivo da lei é garantir que educadores estejam preparados para agir rapidamente em casos de engasgo, paradas cardiorrespiratórias e outras emergências até a chegada do socorro especializado.