Procon de Itupeva orienta consumidores para a Black Friday
Com a proximidade da Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (28), o Procon de Itupeva reforça uma série de recomendações para que os consumidores evitem cair em golpes e passar por transtornos no momento da compra, seja em lojas físicas ou pela internet. A entidade destaca que o período costuma registrar aumento de reclamações, especialmente relacionadas a falsas promoções, problemas na entrega e fraudes digitais.
Entre as principais orientações, é primordial que o consumidor monitore os preços com antecedência para identificar eventuais manipulações e confira informações essenciais antes de finalizar a compra, como validade dos produtos, valor do frete, condições de pagamento e previsão de entrega.
Também é fundamental certificar-se de que o site acessado é oficial, verificar se a loja possui canais confiáveis de atendimento e observar se há o selo de segurança na URL (endereço do site). Caso ocorra alteração de preço durante o processo ou a empresa não confirme o pedido após o pagamento, o consumidor deve ficar atento e registrar ocorrência.
Aumento de casos de golpe na Black Friday
O órgão alerta ainda para o aumento de golpes durante o período da Black Friday. Os criminosos costumam se passar por empresas ou conhecidos para obter dados e pagamentos indevidos, enviando links falsos por e-mail, SMS e WhatsApp. O Procon-SP recomenda desconfiar de ofertas milagrosas, de pagamentos restritos a boleto ou PIX, e verificar se os dados do recebedor estão corretos antes de concluir qualquer transação.
Para compras à distância, o consumidor tem até sete dias para cancelar a operação, com direito à devolução integral dos valores pagos, incluindo o frete.
Em caso de problemas, o consumidor poderá registrar sua reclamação por meio dos seguintes canais:
• Plataforma consumidor.gov.br, criada pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON:
https://www.consumidor.gov.br/pages/principal/?1629142440572
• Portal do Procon-SP:
https://consumidor2.procon.sp.gov.br
ATENDIMENTO PRESENCIAL NO AGILIZA
ATENÇÃO!
Este atendimento é exclusivo para moradores de ITUPEVA/SP
O atendimento permite apenas uma reclamação por consumidor
Caso não seja o titular da reclamação, deverá anexar procuração preenchida.
Seja qual for a forma de atendimento escolhida, o consumidor deverá apresentar, os seguintes documentos:
• Comprovante de endereço;
• Documento pessoal;
• Documentos relacionados com a sua reclamação (ordem de serviço, nota fiscal, orçamentos, reclamação e resposta de sua reclamação no consumidor.gov, fotos, mensagens de e-mails trocadas etc.)
• ENDEREÇO:
• Agiliza Itupeva
• Av. Itália, nº 661 – Jardim São Vicente
• Horário de atendimento: das 8h às 16h, com distribuição de senhas limitadas.