Prefeitura recebe Associação do Inhandjara e atualiza situação das obras da Ponte Estaiada
Representantes da Prefeitura apresentaram o projeto completo da construção e a nova previsão

As obras do mais importante projeto do sistema viário de Itupeva nos últimos tempos estão em andamento. A Ponte Estaiada, que interligará a região central com os bairros Colinas de Inhandjara, Nova Mont Serrat (Rio das Pedras), Jardim das Angélicas e que fará, futuramente, a ligação com a Rodovia Miguel Melhado Campos, conectando Itupeva diretamente ao Aeroporto Internacional de Viracopos, chegou em uma nova fase construtiva.
Na manhã desta sexta-feira (3), representantes da Prefeitura Municipal apresentaram aos moradores do Colinas de Inhandjara, um dos bairros diretamente beneficiados pela Ponte, o projeto completo da construção e a previsão atualizada das obras da Ponte Estaiada.
No encontro, solicitado pelos munícipes, o prefeito em exercício Alexandre Mustafá, junto aos secretários de Obras e Planejamento Urbano, Kleberson Renato da Silva, e Irineu Ferraz, de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, indicaram aos moradores todos os pontos relacionados ao cronograma.
Entre eles, as situações adversas encontradas pela construtora e confirmadas pela Secretaria de Obras e Planejamento Urbano, alterando a projeção de entrega. Um exemplo foi a identificação, ainda na etapa de fundação, de placas maciças de rocha em diferentes pontos do leito do rio, exigindo mudança na técnica construtiva e a utilização de explosivos. Nessa fase, o trâmite burocrático de liberação dos artefatos pelo Exército Brasileiro demandou período previsto pelos engenheiros para a continuidade dos trabalhos.
Outra questão de grande influência e conhecimento geral são as chuvas. Por dois anos consecutivos, o período de águas foi bastante intenso no município, elevando de o nível do leito do Rio Jundiaí por períodos significativamente maiores, interrompendo as atividades construtivas por tempo acima do esperado e exigindo nova adaptação do cronograma.
Neste momento, ainda sob influência das chuvas, as obras continuam em andamento e, embora quem passe pelo local não consiga avistar as equipes trabalhando na parte de baixo da ponte, uma nova etapa será iniciada e ampliará a visibilidade da obra para a população: o içamento das vigas longarinas.
Segundo Eduardo de Castro Borges, presidente da Associação de Moradores, o espaço de diálogo aberto pela Prefeitura foi muito importante: “Conversar diretamente com as pessoas que estão envolvidas na construção da ponte, para termos informações oficiais e poder passar para os demais, é fundamental e traz tranquilidade. A ponte fará toda a diferença para quem mora no Inhandjara”, disse Borges, acompanhado dos moradores José Rubens, Luiz Antônio da Silva e Miro Raphael.
A nova previsão da conclusão da Ponte Estaiada, obra a tanto tempo aguardada pela população de Itupeva, é para o 2º semestre deste ano. Já o início da construção do acesso viário em torno da ponte neste primeiro semestre de 2023. O acompanhamento permanente dos trabalhos pela Prefeitura irá garantir a funcionalidade da Ponte Estaiada até o 1º semestre de 2024.
“Foi um prazer para nos receber os moradores do Inhandjara, assim como recebemos representantes de todas as regiões. A obra da Ponte Estaiada será um marco do desenvolvimento que estamos vendo em Itupeva e, ultrapassando os percalços, conseguimos fazer a obra sair do papel e ir se tornando realidade. Será um sonho de Itupeva realizado, que beneficiará não só os bairros do entorno mas a mobilidade de toda a população”, afirmou Mustafá.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva