Prefeitura de Itupeva realiza 3º Encontro “Chegada com Amor” para gestantes
Nesta quarta-feira (11), a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o 3º Encontro Chegada com Amor, iniciativa voltada ao acolhimento e orientação de gestantes do município. O evento aconteceu pela manhã no Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora de Aparecida.
A ação reuniu equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Central e Monte Serrat, que convidaram gestantes para um momento de diálogo e troca de informações com profissionais da área. Durante o encontro, foram abordados temas relacionados à gestação, parto, e ao período pós-parto, além do serviços humanizados oferecidos pelo Hospital e Maternidade Municipal.
As participantes também receberam cartilhas com orientações detalhadas sobre todo o processo, desde a gestação até os primeiros cuidados com o bebê. Além disso, aproveitaram um momento de interação e troca de experiências com um café-da-manhã feito especialmente para as mamães.
Outro destaque do encontro foi a apresentação do Projeto Aurora, oferecido pela Prefeitura e gerido pela empresa L2D, que proporciona gratuitamente um serviço digital de acompanhamento pós-parto nos primeiros 60 dias de vida do recém-nascido.
A ferramenta disponibiliza orientações às mães, pais e demais familiares que necessitem de apoio e informações neste período inicial de convivência e cuidados com o novo integrante da família. Temas como amamentação, cuidados com a saúde, primeiras vacinas, sinais de enfermidades, orientações sobre como dar banho, troca de fraldas, estão entre os mais requisitados.
O Fundo Social de Solidariedade de Itupeva também participou do evento; presenteou as gestantes com kits-maternidade e apresentou a elas os detalhes dos serviços e atendimentos que oferecem em apoio às famílias, especialmente àquelas em situação de vulnerabilidade social.
A supervisora de enfermagem e obstetra, Reria Miranda, destacou a importância do encontro como forma de fortalecer o vínculo entre as gestantes e a rede de saúde. “Esse momento é fundamental para acolher as futuras mães, esclarecer dúvidas e apresentar todo o suporte que a rede municipal oferece, desde o pré-natal e parto até o pós-parto”, afirmou.
A secretária de Saúde, Catarina Hass, também ressaltou o cuidado humanizado com as gestantes do município. “Nosso objetivo é garantir que cada gestante se sinta segura, informada e acolhida. Iniciativas como o Chegada com Amor aproximam as famílias dos serviços de saúde e fortalecem o cuidado com a mãe e o bebê”, destacou.


