Prefeitura de Itupeva alerta sobre golpes envolvendo falsos fiscais da Vigilância Sanitária

Prefeitura informa que nenhuma cobrança é feita via telefone, mensagens ou e-mails não institucionais

Prefeitura de Itupeva alerta sobre golpes envolvendo falsos fiscais da Vigilância Sanitária

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Vigilância Sanitária, alerta empresários e comerciantes do município sobre a ação de golpistas que estão se passando por fiscais do setor para tentar extorquir dinheiro e obter documentos de maneira fraudulenta.

Durante esta semana, a Vigilância Sanitária recebeu diversas denúncias de estabelecimentos que foram abordados por indivíduos que se identificaram como fiscais, mas que não fazem parte da equipe do setor. Além das visitas presenciais, também há relatos de contatos feitos por telefone, mensagens de texto, WhatsApp e e-mails não oficiais, nos quais os golpistas tentam comunicar supostas notificações, solicitar documentos ou exigir pagamentos referentes a regularizações inexistentes.

A Prefeitura informa que nenhuma cobrança é feita via telefone, mensagens ou e-mails não institucionais. Sempre que houver necessidade de notificações, vistorias ou solicitações documentais, os fiscais devidamente identificados realizam o procedimento de forma presencial e oficial.

Como se proteger?
Desconfie de abordagens suspeitas: A Vigilância Sanitária de Itupeva não solicita pagamentos ou envio de documentos por meios informais.

Verifique a identidade do fiscal: Caso receba uma visita, solicite a identificação do agente e, se tiver dúvidas, entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone 4591-2190.

Não realize pagamentos sem confirmação: Em caso de qualquer solicitação financeira, certifique-se da veracidade da informação diretamente com os órgãos municipais.

Denuncie tentativas de golpe: Caso seja alvo de uma abordagem suspeita, denuncie à Prefeitura e às autoridades policiais.