Prefeitura intermedia reunião entre CPFL e empresários para tratar do fornecimento de energia elétrica
Uma nova reunião deve ocorrer em três meses, para avaliar avanços

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, promoveu uma reunião estratégica com representantes da CPFL Energia, do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), da ACE (Associação Comercial e Empresarial) e empresários do município para discutir os recorrentes problemas relacionados ao fornecimento de energia elétrica.
O encontro teve como objetivo central alinhar soluções para as constantes interrupções no serviço, que têm impactado diretamente a produção e operação das empresas instaladas na cidade. Durante a reunião, a equipe técnica da CPFL, liderada pela gerente regional Ana Caroline Nogueira, esclareceu que muitas das ocorrências estão associadas a fatores externos, como quedas de árvores sobre a rede elétrica, acidentes com postes e até animais eletrocutados.
Como forma de mitigação, a CPFL destacou a importância da conscientização da população, que deve evitar o plantio de árvores em locais inadequados, evitando a vegetação diretamente sob a rede elétrica. A empresa também apresentou seu projeto de compensação ambiental: a cada árvore removida por questões de segurança, são doadas cinco mudas para plantio em locais apropriados.
A CPFL ressaltou ainda que, nas operações programadas com intervenção na rede, os consumidores recebem comunicados prévios por e-mail. No entanto, foi identificado que muitos cadastros estão desatualizados, o que dificulta a comunicação direta com as empresas. A orientação é para que todos os empresários atualizem seus dados junto à concessionária, garantindo acesso rápido às informações e avisos sobre o serviço.
Ações e investimentos
Outro ponto destacado foi a construção da nova subestação em Itupeva, com previsão de conclusão para 2025. A obra, que contempla também 22 km de rede de transmissão de 88 kV, representa um investimento de R$ 70 milhões e promete ampliar significativamente a capacidade e estabilidade do fornecimento elétrico na cidade.
Durante a reunião, também foi constatado que há poucos protocolos de reclamações formais abertos pelas empresas. A Prefeitura frisou a importância desse registro para que as demandas possam ser tratadas com a devida atenção junto à CPFL.
Uma nova reunião de acompanhamento foi agendada para ocorrer dentro de três meses, com o compromisso de avaliar a evolução dos problemas e das ações propostas.
“Nosso papel é intermediar o diálogo e buscar soluções concretas que favoreçam o ambiente de negócios em Itupeva. Estamos ouvindo as empresas, reunindo dados e articulando junto à CPFL ações para garantir mais segurança e eficiência energética no município”, destacou o secretário da Pasta, Luiz Carlos Pires de Campos.