Plantio de Pau-Brasil marca ação cultural e ambiental na CEMEB Aparecida Pickles Oliveira

Atividade com alunos do Jardim 3 teve participação de indígena

Plantio de Pau-Brasil marca ação cultural e ambiental na CEMEB Aparecida Pickles Oliveira

Na manhã desta segunda-feira (26), a Cemeb Aparecida Pickles de Oliveira realizou uma uma ação especial voltada à valorização da cultura e à conscientização ambiental, com a participação dos alunos do Jardim 3, com idade entre quatro e seis anos.

A escola fez o plantio de um exemplar de pau-brasil, com a presença dos alunos, da gestora escolar, Thaís Nussio Pagnan Pusch; e dos professores Andreia, Anita, Edileusa, Ivonete, Joselândia, Luciana, Rodrigo e Vanessa.

Realizada com apoio da Secretaria de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, a atividade também contou com a visita do indígena Josete, que compartilhou um pouco da História indígena da região com os presentes.

"Agradeço ao pai Tupã por me liberar e me dar saúde para vir aqui hoje. O que eu desejo para cada criança aqui é que elas tenham uma direção certa na vida, uma direção de luz”, disse Josete, que tem descendência Pataxó e Kariri-Xocó.

O pau-brasil, árvore símbolo nacional, tem grande importância histórica, cultural e ecológica. Além de ter dado nome ao país, foi intensamente explorado no período colonial e hoje é uma espécie ameaçada de extinção. Seu plantio em ambientes educativos representa o incentivo à sustentabilidade e a educação ambiental desde as séries iniciais.

Descendente dos povos Pataxó e Kariri-Xocó, Josete possui origens em dois grupos distintos: os Pataxó, da região sul da Bahia, e os Kariri-Xocó, do interior de Alagoas. Ambos compartilham uma história marcada por resistência e preservação cultural, mas com práticas e tradições próprias.

Do povo Pataxó, herda vínculos com a mata atlântica, o uso do artesanato e rituais ligados à natureza. Dos Kariri-Xocó, traz tradições ligadas ao rio São Francisco, cantos sagrados e uma forte organização espiritual.

Ok Pau-Brasil (40)