Operação Verão orienta motoristas para os riscos do período chuvoso

Foram distribuídos cerca de 200 panfletos com orientações de segurança para contenção de desastres naturais

Operação Verão orienta motoristas para os riscos do período chuvoso

A Defesa Civil de Itupeva deu início, nesta terça-feira (13), à Operação Verão. A iniciativa busca conscientizar os moradores com relação aos riscos de desastres naturais durante o período chuvoso por meio da distribuição de panfletos educativos nos principais cruzamentos do município.

A primeira ação ocorreu na manhã de hoje na Avenida Emílio Chechinato, em frente ao Parque da Cidade. Foram distribuídos cerca de 200 panfletos enviados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil com orientações de segurança para contenção de desastres naturais, além de dicas práticas para evitar deslizamentos e como se proteger de tempestades e alagamentos. Novas ações serão promovidas ao longo dos próximos meses em diversos pontos da cidade.

De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), mantido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), o estado de São Paulo registrou 5.765 desalojados e desabrigados por alagamentos, chuvas intensas, enxurradas e inundações em 2024.

PLAMCON
Em paralelo às ações de conscientização promovidas juntos aos moradores, a Prefeitura iniciou, também neste mês, o trabalho de atualização do Plano de Contingências Municipal (Plamcon), documento que estabelece as ações emergenciais dos órgãos de resposta do poder público municipal e parceiros para uma atuação em desastres naturais e humanos na cidade.

O Plamcon inclui o mapeamento das áreas de risco do município, estruturas potencialmente afetadas, levantamento de infraestrutura disponível para atuação em resposta a esses cenários de emergência, contatos dos órgãos responsáveis, plano de comunicação com a população e planejamento de resposta em possíveis casos de desastres naturais.

A elaboração do Plamcon e sua coordenação são de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e COMPDEC, atuando em todas as etapas do Ciclo de Proteção e Defesa Civil para garantir que o município esteja preparado e atue adequadamente em emergências.