Itupeva inicia campanha de imunização contra dengue para profissionais da saúde
Campanha com o imunizante do Instituto Butantan está sendo realizada em todo o estado
Nesta segunda-feira (9), Itupeva começou a aplicar as primeiras doses da nova vacina contra a dengue, na esteira da campanha lançada pelo Governo do Estado de São Paulo. Ao todo, foram enviadas 161 doses para o município, o que corresponde a 45% do público-alvo - nesta fase, restrita a profissionais da Atenção Primária à Saúde.
A ação integra a ampla campanha estadual de vacinação com a Butantan-DV, imunizante contra a dengue desenvolvido pelo Instituto Butantan — considerado um marco no país por ser aplicado em dose única e direcionado aos quatro sorotipos do vírus.
Em toda São Paulo, a imunização começou nesta segunda-feira (9) e foi planejada para atingir inicialmente profissionais da Atenção Primária à Saúde, como médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.
Butantan-DV
A aprovação da Butantan-DV é sustentada pelos resultados de cinco anos de acompanhamento dos voluntários do ensaio clínico de fase 3 encaminhados à Anvisa. No público de 12 a 59 anos, o imunizante mostrou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra dengue grave e com sinais de alarme. O estudo, conduzido entre 2016 e 2024, avaliou a Butantan-DV em mais de 16 mil voluntários residentes de 14 estados brasileiros.
Composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, o imunizante se mostrou seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno. A maioria das reações foi leve a moderada, sendo as principais dor e vermelhidão no local da injeção, dor de cabeça e fadiga. Eventos adversos sérios relacionados à vacina foram raros e todas as pessoas se recuperaram.