Itupeva tem oficialmente o seu Plano Municipal pela Primeira Infância
Lei em benefício das crianças de 0 a 6 anos é apresentada para autoridades e população

O Plano Municipal pela Primeira Infância foi lançado, na tarde de terça-feira (28), durante solenidade no Cine Teatro Dr. Aluízio Rebello de Araújo, com a presença de representantes do Executivo Municipal, Legislativo, servidores intersetoriais (da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social), convidados e representantes da sociedade civil.
O prefeito Marcão Marchi enfatizou a relevância desta iniciativa, em prol das crianças, com ações intersetorias, que estarão em prática em curto, médio e longo prazo na cidade. "É muito bom fazer parte deste momento, que representa toda dedicação com as crianças e com o futuro da nossa cidade. O Plano Municipal pela Primeira Infância simboliza o que há de melhor para este público, envolvendo todas as áreas, num projeto muito amplo, que também estará inserido à Rede de Cidades das Crianças, que contribui para a transformação da sociedade", destacou, rendendo agradecimentos especiais a todos que colaboraram para a criação do plano e encerrou seu discurso com uma novidade para as crianças da Rede Municipal de Ensino. "Assim como no ano passado, entregaremos ovos de Páscoa para todos os alunos, inclusive para aqueles que têm intolerância à lactose", confirmou.
Já o vice-prefeito e secretário de Governo, Alexandre Mustafá, salientou que o plano terá impacto positivo na geração futura, contribuindo para uma cidade mais próspera e desenvolvida. "Desde o início dos trabalhos da Gestão Municipal, as crianças sempre foram prioridades e com o lançamento do plano, o município demonstra que segue neste mesmo caminho, na medida em que a cidade progride em todos os sentidos", ressaltou, reafirmando o compromisso com a população de seguir trabalhando e entregando resultados, que refletem no cotidiano de todos.
Por sua vez, os secretários municipais, Fábio José de Andrade (Educação), Aline Alves (Desenvolvimento Social) e Juliana Aleixo Mantovani (Saúde), tiveram a oportunidade de explanar ao público sobre o propósito do plano e consideraram essa iniciativa uma verdadeira conquista para Itupeva, mas principalmente para as crianças, garantindo significativamente o desenvolvimento integral e o fortalecimento de vínculos familiares, gerando investimentos que retornarão em benefício da população.
Durante o evento, a articuladora do município do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, Rosângela Aparecida Veronezze Alves da Silva, explicou que o plano é o conjunto de ações estratégicas e articuladas, em promoção e defesa aos direitos fundamentais da criança, desde a concepção até os 6 anos de idade. "E o município de Itupeva está distribuído em quatro territórios (regiões), em que os equipamentos da Saúde, da Educação e de Desenvolvimento Social são referências para a captação de dados e demandas específicas ao público infantil desta faixa etária", descreveu, detalhando que o Plano é na realidade uma política pública importantíssima ao desenvolvimento infantil. "Este plano será válido por 10 anos, de maneira flexível, atendendo as necessidades contidas e outras que virão", explicou.
A suplente e membro do Cômite, Graciela Araujo de Moraes, complementou, ressaltando que, o Plano Municipal pela Primeira Infância é um marco histórico para a cidade, elaborado por profissionais que atuam diretamente com as crianças da Rede de Cuidados Básicos. "A importância das reuniões intersetoriais foi de grande valia para a estruturação das ações práticas, em benefício das crianças. Dialogar com os profissionais foi fundamental para compreendermos e definirmos as metas deste plano, além de ouvir os protagonistas, ou seja, as crianças, que deram suas contribuições para a elaboração da Lei n° 2.316 de 10 de novembro de 2022, que garante e assegura os direitos das crianças de 0 a 6 anos", disse.
Entrega de exemplares do plano
Gestores de cada secretaria receberam um exemplar que vai nortear as ações práticas e entregaram a documentação aos representantes dos equipamentos públicos, que atendem as crianças em seus cotidianos.
Presenças no evento
A solenidade em questão contou com a presença dos vereadores Valdemir Rodrigues da Silva (Grandão) e César Farali, além da presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itupeva (Comped), Dayane Bandeira.
Saiba mais:
Acesse o link abaixo e confira mais detalhes sobre a 'Rede de Cidades das Crianças', mencionado pelo prefeito Marcão Marchi: https://www.itupeva.sp.gov.br/noticias/itupeva-manifesta-pedido-de-ingresso-a-rede-de-cidades-das-crianças
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva