Itupeva registra evolução nos indicadores de alfabetização
Município subiu de 90 para 102 pontos no Selo de Alfabetização, com aumento de 43% para 48% o percentual de crianças alfabetizadas
Itupeva avançou nos índices de alfabetização da rede municipal, com crescimento de 90 para 102 pontos na avaliação nacional mais recente. Com base nesses indicadores e em outros critérios técnicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), o município conquistou neste ano o Selo Prata do Selo Alfabetização.
Embora o município tenha melhorado sua pontuação, e apresentado evolução no percentual de alunos alfabetizados, passando de 43% para 48%, a meta estabelecida era de 50 pontos. Como o índice final não atingiu esse patamar, Itupeva conquistou, neste ano, o Selo Prata no Selo Alfabetização - no ano passado, o município havia sido certificado com o Selo Ouro.
A pontuação do selo considera não apenas o índice de desempenho, mas também outros critérios técnicos. Entre eles está a adesão ao material didático padronizado do Estado. Como Itupeva opta por utilizar material didático próprio, alinhado à sua proposta pedagógica, o município não pontuou em quesitos relacionados a esse item específico, o que impactou o resultado final.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização atesta publicamente o empenho das secretarias de educação estaduais, distrital e municipais na implementação de políticas, ações e estratégias que assegurem o direito à alfabetização.
Segundo o MEC, o resultado final do Selo Alfabetização 2026 considera tanto o desempenho dos alunos quanto o cumprimento de metas adicionais — informações oficiais podem ser consultadas no portal do Ministério da Educação.
Mesmo com esses fatores, a evolução no índice evidencia que o município segue avançando. A Secretaria Municipal de Educação, Monica Oliveira, destaca que o trabalho permanece direcionado ao cumprimento das metas estabelecidas, mantendo o foco na qualidade do ensino e no desenvolvimento das crianças da rede pública: “Esse resultado, embora abaixo do que almejamos, não deixa de ser uma evolução, já que ficamos bem próximos da meta estabelecida e com um avanço de 5 pontos”.
A secretária destacou ainda que nos últimos dois anos houve um amplo investimento na educação, como aquisição de mobília e novos equipamentos – como lousas de vidro e digital, por exemplo. A segurança também foi implementada com câmeras nos ônibus e processo de implantação nas unidades escolares.
Por fim, os educadores passam por treinamento constante e o material didático tem altos critérios de qualidade.