Itupeva registra aumento de casos de gripe; Saúde alerta para manter cuidados

Uso de máscara e evitar aglomeração ainda são as principais ações para evitar a contaminação

Itupeva registra aumento de casos de gripe; Saúde alerta para manter cuidados

Aumento vem sendo registrado tanto nas UBSs quanto no Hospital

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, assim como tem todas as cidades da região, Itupeva também tem registrado aumento nos casos de síndromes gripais. A Saúde alerta para os protocolos sanitários que devem ser seguidos.

A secretária de Saúde, Luciane Alves da Cunha, detalha a situação do município. "Tivemos um aumento de quase 66% de casos em adulto em 7 dias. Já em crianças, registramos 30% de aumento. A maioria deles de gripe forte, que acabam se enquadrando na H3N2, a nova cepa de gripe", disse ela. "Precisamos que a população se cuide, para evitar que a situação piore", acrescentou.

O aumento vem sendo registrado tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS e USF) quanto na rede de emergência e urgência do município, no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida.

A partir da indicação dos profissionais de saúde, os pacientes com sintomas gripais são testados para Covid-19. Caso seja descartado o diagnóstico do novo coronavírus, o paciente recebe outras orientações para o tratamento da gripe.

O Ministério da Saúde define como casos de síndrome gripal: febre alta seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

Cuidados - A Saúde reforça a importância do distanciamento social, do uso de máscara de proteção e, em casos de sintomas, evitar contato com outras pessoas.