Itupeva realiza primeira cirurgia de câncer de mama após diagnóstico no Ambulatório da Mulher

Procedimento foi realizado pela mastologista da rede municipal, Dra. Betina Marcondes

Itupeva realiza primeira cirurgia de câncer de mama após diagnóstico no Ambulatório da Mulher

A implantação do Ambulatório da Mulher em Itupeva já começa a transformar a realidade da saúde feminina no município. Com foco no diagnóstico rápido e no atendimento humanizado para casos de câncer de mama, o serviço alcançou um importante marco nesta terça-feira (19): a realização da primeira cirurgia de câncer de mama no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida, administrado pela Prefeitura em parceria com o Instituto Morgan.

O procedimento foi realizado pela mastologista da rede municipal, Dra. Betina Marcondes, junto de sua equipe, representando um avanço significativo para a saúde pública da cidade.

A história da paciente começou durante um exame de rotina. Segundo a médica, a agilidade em todas as etapas fez a diferença no início do tratamento. “A paciente veio realizar um ultrassom de rotina e, durante o exame, identifiquei um nódulo com características suspeitas para câncer. Naquele mesmo momento, optei por realizar a biópsia, o que foi um grande diferencial, pois ela não precisou esperar sequer um dia. Assim que o resultado confirmou o diagnóstico, já solicitei os exames pré-operatórios e realizamos o agendamento da cirurgia. Quando se trata de câncer, o tempo é fundamental”, explicou Dra. Betina Marcondes

Após a cirurgia, a paciente seguirá o tratamento com sessões de quimioterapia e radioterapia na Oncologia de Jundiaí.

Para o município, a possibilidade de realizar exames, biópsias, diagnóstico e cirurgia dentro da própria rede representa um avanço histórico no atendimento às mulheres. “Esse é um momento que precisa ser celebrado, porque quem ganha com isso são as pacientes, que passam a contar com mais rapidez tanto no diagnóstico quanto no tratamento. Esperamos que este seja apenas o começo e que muitas outras mulheres possam ser atendidas aqui, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios”, destacou a médica.

A Secretária de Saúde, Catarina Hass, também celebrou o novo momento. "Hoje celebramos um importante avanço para a saúde de Itupeva. Mais agilidade, acolhimento e cuidado para as mulheres do nosso município. Seguimos trabalhando para fortalecer uma saúde cada vez mais humanizada e eficiente", afirmou.

A Avanços na Saúde da Mulher
A Prefeitura de Itupeva segue ampliando os investimentos e fortalecendo ações voltadas à saúde da mulher, garantindo mais acesso, qualidade e eficiência nos atendimentos. Entre as iniciativas já implantadas estão o Pré-Natal de Alto Risco, a ampliação da oferta de mamografias e de exames de colonoscopia no município.