Itupeva entra para Rotas da Cachaça de São Paulo

Iniciativa do Governo do Estado inclui oito trajetos distribuídos por 65 municípios

Itupeva entra para Rotas da Cachaça de São Paulo

O município de Itupeva integra oficialmente as Rotas das Cachaças de São Paulo. O projeto, lançado nessa quinta-feira (11) na capital paulista, irá incluir o Alambique JP, tradicional cachaçaria do município, em um dos oito roteiros turístico de produção da bebida no estado.

Com rotas distribuídas por 65 municípios, além de sete destinos de experiências e mais oito destinos de negócios, a ação inédita promovida pelo Governo do Estado visa ampliar mercados, estimular novos investimentos e expandir a presença da cachaça paulista dentro e fora do país.

O Alambique JP foi um dos 65 produtores do estado selecionados para participar do projeto. A marca, que completa 100 anos em 2025, foi a primeira indústria formalmente constituída em Itupeva, ainda com o nome Indústria e Comércio de Bebidas Tonoli, em 1962.

É um grande reconhecimento ser selecionado para as Rotas da Cachaça de São Paulo no ano em que completamos nosso centenário, além de um enorme orgulho levar o nome de Itupeva para todo o estado”, conta Fernando Tonoli, proprietário do Alambique JP.

A Prefeitura de Itupeva forneceu apoio e orientação ao produtor para realizar sua inscrição no projeto, além de fazer a ponte com o Governo do Estado para que o município estivesse entre as 65 cidades selecionadas para integras as rotas estaduais.

O Alambique JP é parte da história de nossa cidade e a prefeitura sempre estará ao lado de iniciativas que ampliem a visibilidade do município no cenário estadual”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Itupeva, Luiz Carlos Pires.

Para conhecer todos os roteiros, propriedades e alambiques participantes das Rotas da Cachaça de São Paulo, acesse rotasdacachaça.sp.gov.br

II Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista

O evento marcou ainda a entrega dos troféus e certificados do II Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, que elegeu os melhores rótulos do estado em cinco categorias. Também foi lançada a nova linha de crédito *Alambique Legal*, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), destinada a apoiar financeiramente produtores de cachaça em sua formalização sanitária e regulatória.

O Alambique JP conquistou nove premiações no concurso, todas referentes a cachaças produzidas em seu engenho. Desse total, três prêmios foram obtidos por marcas próprias da casa.

A Japi Clássica recebeu medalha de prata na categoria Cachaça Branca, enquanto as cachaças Itupeva Carvalho e Itupeva Umburana conquistaram medalhas de ouro nas categorias Madeiras Brasileiras e Envelhecida.

Ok Rota da Cachaça (48)