Itupeva entra para Rotas da Cachaça de São Paulo
Iniciativa do Governo do Estado inclui oito trajetos distribuídos por 65 municípios
O município de Itupeva integra oficialmente as Rotas das Cachaças de São Paulo. O projeto, lançado nessa quinta-feira (11) na capital paulista, irá incluir o Alambique JP, tradicional cachaçaria do município, em um dos oito roteiros turístico de produção da bebida no estado.
Com rotas distribuídas por 65 municípios, além de sete destinos de experiências e mais oito destinos de negócios, a ação inédita promovida pelo Governo do Estado visa ampliar mercados, estimular novos investimentos e expandir a presença da cachaça paulista dentro e fora do país.
O Alambique JP foi um dos 65 produtores do estado selecionados para participar do projeto. A marca, que completa 100 anos em 2025, foi a primeira indústria formalmente constituída em Itupeva, ainda com o nome Indústria e Comércio de Bebidas Tonoli, em 1962.
“É um grande reconhecimento ser selecionado para as Rotas da Cachaça de São Paulo no ano em que completamos nosso centenário, além de um enorme orgulho levar o nome de Itupeva para todo o estado”, conta Fernando Tonoli, proprietário do Alambique JP.
A Prefeitura de Itupeva forneceu apoio e orientação ao produtor para realizar sua inscrição no projeto, além de fazer a ponte com o Governo do Estado para que o município estivesse entre as 65 cidades selecionadas para integras as rotas estaduais.
“O Alambique JP é parte da história de nossa cidade e a prefeitura sempre estará ao lado de iniciativas que ampliem a visibilidade do município no cenário estadual”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Itupeva, Luiz Carlos Pires.
Para conhecer todos os roteiros, propriedades e alambiques participantes das Rotas da Cachaça de São Paulo, acesse rotasdacachaça.sp.gov.br
II Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista
O evento marcou ainda a entrega dos troféus e certificados do II Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista, que elegeu os melhores rótulos do estado em cinco categorias. Também foi lançada a nova linha de crédito *Alambique Legal*, do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), destinada a apoiar financeiramente produtores de cachaça em sua formalização sanitária e regulatória.
O Alambique JP conquistou nove premiações no concurso, todas referentes a cachaças produzidas em seu engenho. Desse total, três prêmios foram obtidos por marcas próprias da casa.
A Japi Clássica recebeu medalha de prata na categoria Cachaça Branca, enquanto as cachaças Itupeva Carvalho e Itupeva Umburana conquistaram medalhas de ouro nas categorias Madeiras Brasileiras e Envelhecida.
