Itupeva completa dois meses sem casos de dengue

Em julho e agosto o município não registou nenhum caso positivo

Itupeva completa dois meses sem casos de dengue

Itupeva alcançou uma marca importante no combate à dengue: desde junho o município não registra nenhum caso positivo para dengue, ou seja, dois meses inteiro (julho e agosto), sem ocorrência da doença. O resultado é fruto de um trabalho constante e integrado da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), aliado à colaboração da população.

A secretária de Saúde, Catarina Hass Lopes Di Giovanni, destacou que o esforço conjunto tem sido essencial para manter a doença sob controle: “Nós intensificamos o trabalho nos meses mais críticos, mas as ações são constantes no município e também é muito importante que as pessoas continuem atentas para prevenir de qualquer risco”..

Ações realizadas

O trabalho constante da UVZ incluiu mutirões em todos os bairros, com remoção de criadouros; operações cata-treco, para coleta de materiais que possam acumular água; visitas casa a casa; nebulização em áreas estratégicas; além de atividades educativas em escolas e locais públicos.

Panorama em 2025

No acumulado do ano, foram confirmados 565 casos positivos de dengue, de um total de 1.314 notificações (749 deram resultado negativo).

Os meses de março e abril foram os mais críticos, com 200 e 173 casos confirmados, respectivamente. Desde então, a curva caiu gradativamente: em junho foram apenas 11 casos, até chegar ao cenário atual, sem registros em julho e agosto.

Vacinação

Itupeva também segue empenhada na prevenção por meio da vacinação contra a dengue, disponível para adolescentes entre 10 e 14 anos nas Unidades de Saúde do município.

Outros riscos

A Prefeitura reforça que o mosquito Aedes aegypti também transmite Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Por isso, a colaboração da população em eliminar recipientes que acumulam água e redobrar os cuidados em casa e nos quintais continua sendo essencial para manter o município livre da doença.