Itupeva abre a 17ª Semana do Bebê com programação voltada à primeira infância, entre 1º e 7 de agosto
Abertura oficial acontece no dia 5 de agosto, no Paço Municipal. Semana terá série de ações integradas nas áreas de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social
Entre os dias 1º e 7 de agosto, a Prefeitura de Itupeva promove a 17ª Semana do Bebê, uma mobilização que reúne as Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social em torno da promoção dos direitos da primeira infância. Neste ano, a campanha terá como tema "Amamentação para um começo de vida sustentável: Fortalecer o que funciona", reforçando a importância dos cuidados com as crianças desde os primeiros anos de vida.
A abertura oficial será realizada no dia 5 de agosto (quarta-feira), às 14h, no Paço Municipal, reunindo autoridades, profissionais da rede municipal e convidados para abrir oficialmente esta 17ª edição, com atividades já desde a próxima segunda-feira (3).
A Semana do Bebê tem como principal objetivo conscientizar famílias e a sociedade sobre a importância dos primeiros anos de vida, período considerado decisivo para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social das crianças. Ao longo da semana, serão promovidas atividades educativas, rodas de conversa, orientações para gestantes e famílias, ações de promoção da saúde, fortalecimento dos vínculos familiares e incentivo ao desenvolvimento infantil.
Itupeva é referência na promoção da primeira infância
Itupeva foi um dos primeiros municípios brasileiros a aderir à Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF. Desde 2009, a cidade realiza anualmente a mobilização como parte das ações do Programa Primeiríssima Infância, fortalecendo políticas públicas voltadas às crianças de 0 a 6 anos e às suas famílias.
Programação
Abertura oficial
- 05 de agosto (quarta-feira)
- 14h – Paço Municipal
03 de agosto (segunda-feira)
- 9h – USF Rio das Pedras - Palestra em sala de espera sobre amamentação, com a médica da família Dra. Edna.
04 de agosto (terça-feira)
- 9h – HNSA - Projeto Chegada com Amor: visita das gestantes à maternidade e mês de incentivo ao aleitamento materno.
- 13h – USF Santa Fé - A importância dos estímulos na primeira infância para o desenvolvimento infantil integral, com a assistente social Fabiana Pina.
- 14h – USF Hortênsia - Roda de conversa sobre amamentação, com a pediatra Dra. Juliana, e manejo da amamentação, com a técnica de enfermagem Layla.
06 de agosto (quinta-feira)
- 8h – UBS Chave - Roda de conversa em sala de espera, com a enfermeira Letícia e participação da equipe do CRAS Parque das Hortênsias e PCF.
- 9h – USF Monte Serrat - A importância dos estímulos na primeira infância para o desenvolvimento infantil integral, com a assistente social Fabiana Pina.
- 10h – UBS Guacuri - Roda de conversa com a enfermeira Adriana e a pediatra Dra. Raissa Rodrigues.
- 13h30 – USF São João - Grupo de Mães e Gestantes: roda de conversa com a pediatra Dra. Raquel Togni. Local: Complexo Esportivo Nei Marciano, Vila São João, Salão 1.
- 14h - CRAS Monte Serrat - Ação educativa sobre Prevenção de Acidentes Domésticos com Crianças, destinada às famílias e responsáveis
07 de agosto (sexta-feira)
- 7h30 – USF Santa Elisa - Sala de grupos: cuidados com o bebê para gestantes, puérperas e afins, com a pediatra Dra. Raissa Fernanda.
- 10h – UBS Nova Era - Roda de conversa sobre a importância da amamentação e do vínculo afetivo, com a enfermeira Elen.
11 de agosto (terça-feira)
- 8h – USF Monte Serrat - Palestra sobre amamentação com a pediatra Dra. Giovana.
- 9h – CSIII - Sala de espera: nutrição infantil e a importância do aleitamento materno, com a nutricionista Lineia.
20 de agosto (quinta-feira)
- 13h30 – USF São João - Roda de conversa do Agosto Dourado sobre a importância da amamentação, com a nutricionista Marcela, do Banco de Leite Humano de Jundiaí. Local: Sala das ACS da unidade.
Também há ações coordenadas pelo Programa Criança Feliz (PCF), em parceria com os CRAS Monte Serrat e Parque das Hortênsias, com atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ações do Programa Criança Feliz durante visitas domiciliares e apresentações do programa junto a grupos de gestantes das unidades de saúde, em datas previamente organizadas pelas equipes responsáveis.
Além disso, todas as unidade escolares do município terão ações durante toda a semana.