Em um trabalho amplo e integrado, Fórum Regional dos Direitos Humanos é aprovado pelo Estado
Temas centrais que serão discutidos no Fórum foram definidos por um Grupo de Trabalho
Uma comitiva da Região Metropolitana de Jundiaí, que conta com representantes de Itupeva e de diversas cidades da região, esteve na tarde dessa quinta-feira (21) na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo para apresentar o Fórum Regional de Direitos Humanos, que acontecerá em 26 de outubro, no Campus Universitário da UniAnchieta.
Em São Paulo, foram recepcionados pelo secretário Executivo da Justiça e Cidadania, Raul Christiano Sanchez. “A Secretaria reúne os temas mais essenciais da sociedade e nosso trabalho é construir uma cidadania em que as pessoas consigam entender os seus direitos. O Fórum integra os municípios da Região Metropolitana de Jundiaí, todos com o mesmo objetivo, em abordar temas relacionados aos Direitos Humanos, que muitas vezes é banalizado. Com o Fórum, teremos a noção mais ampla de todos os seus significados e sua importância na vida das pessoas daquela região”, disse ele.
Para definir o que será debatido no Fórum, um Grupo de Trabalho foi montado e, com reuniões frequentes, definiram as propostas e discussões.
A secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves, disse ser importante a recepção do Governo do Estado. “Ter o apoio do Estado é importante para nós, pois o Fórum tratará de assuntos extremamente relevantes para a toda a sociedade. Com muita dedicação escolhemos sobre cada tema e as discussões serão válidas na criação de políticas públicas”, afirmou ela, ao lado da Coordenadora de Serviços, Mariana dos Santos Neves.
Entre os objetivos do Fórum estão: o fomento dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana considerando sua integralidade e papel transformador na sociedade; desenvolver o compromisso de promover a integralização das discussões acerca do proposto e, por fim, vislumbrar a observância dos direitos humanos no desenvolvimento de políticas públicas.
Cada município organizador do Fórum contou com um representante na reunião. Fazem parte da organização do fórum as cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itatiba, Cabreúva, Louveira e Jarinu, além de Itupeva.
Cinco eixos de discussões já estão definidos: Sustentabilidade e Dignidade Humana; Meio Ambiente; Educação em Direitos Humanos; Vida, Liberdade e Segurança Pessoal e, Intergeracionalidade.
Entre o público-alvo estão os servidores públicos dos municípios envolvidos, instituições da sociedade civil organizada, instituições de ensino, Conselhos de direitos e Conselhos Tutelares, Sistema de Garantia de Direitos, Órgãos de classe representativos e Lideranças comunitárias, associações e organizações sociais.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva