Em parceria com o Senar, Prefeitura conclui calendário anual de cursos de artesanato

Capacitações aconteceram na Casa do Artesão e contaram com cerca de 160 participantes em 2025

Em parceria com o Senar, Prefeitura conclui calendário anual de cursos de artesanato

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, concluiu nessa quarta-feira (3) o calendário anual de cursos gratuitos de artesanato. O projeto, desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), contou com dez edições em 2025 realizadas na Casa do Artesão. Cerca de 160 pessoas participaram das oficinas, que abordaram temas como artesanato em folha de milho e cabaça, além de técnicas de amarração e montagem.

Neste ano, a edição de encerramento do projeto aconteceu entre os dias 1º e 3 de dezembro e abordou o uso de folhas de coqueiro como matéria-prima para a produção de peças decorativas. O material, tradicional na arte popular brasileira, permite a criação de itens únicos, combinando criatividade, reutilização de recursos naturais e valorização do fazer manual.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Neto, os cursos de artesanato promovidos pela Prefeitura buscam incentivar a qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento da economia criativa no município. “O artesanato é uma das belezas de nossa cidade, Investir na profissionalização de nossos artesãos é investir no desenvolvimento econômico e cultural de Itupeva”, comenta.

As capacitações são destinadas a pessoas com idade mínima de 16 anos e contam com 12 a 16 vagas em cada edição, todas preenchidas por interessados em aprimorar seus conhecimentos no artesanato sustentável. “São cursos bem produtivos, com técnicas muito interessantes. E como nosso artesanato é raiz, nosso público tem gostado bastante das peças desenvolvidas”, conta Maria Isabel da Costa, presidente da Associação dos Artesãos de Itupeva, que participou de cinco das dez oficinas promovidas em 2025.

E o calendário de capacitações de 2026 já tem data marcada para começar. Nos dias 17, 19 e 20 de janeiro será realizado o curso de flores em palha de milho, com 16 vagas abertas ao público. Oficina acontece na Casa do Artesão, localizada na Villa Turística: Via Estevão Poli, 2029, bairro Bonfim.

 

Artesanato folha de coqueiro