Em dia histórico para a Região, Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais inaugura Residência Inclusiva e Casa Abrigo

O dia 29 de novembro de 2024 ficará marcado na história da região com a inauguração dos dois primeiros Serviços Regionalizados implantados pelo CIMPS - Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais, que vai atender sete cidades, incluindo Itupeva.
O CIMPS é um projeto que teve início em 2023 e, rapidamente, com a adesão dos municípios, evoluiu para se firmar como uma importante ferramenta de cooperação para o atendimento de determinados serviços sociais. Nesta sexta-feira foram inauguradas a Residência Inclusiva e a Casa Abrigo.
O evento que oficializou a inauguração foi realizado no Cine Teatro Dr. Aluízio Rebello de Araújo, com a presença de autoridades e dos servidores que atuarão nos dois serviços.
O prefeito de Itupeva, Rogério Cavalin, celebrou o progresso do CIMPS e a início dos dois serviços:
“Os problemas são comuns para todos nós, municípios consorciados, e esse Consórcio tão novo, que já apresenta resultados significativos para que a gente possa entregar serviços melhores para nossa população e, principalmente, mais dignidade para as pessoas, é uma maneira de trabalharmos juntos por objetivos comuns. Quem ganha com isso é a população de cada um dos municípios”, destacou.
Janete da Silva Lopes, secretária-executiva do CIMPS, fez uma apresentação do Consórcio, explicou que o projeto está sendo referência para outras cidades e o planejamento para expandir os atendimentos já no próximo ano.
Ela também fez questão de apresentar os servidores que irão atuar em cada serviço: “Compromisso com o cuidar, que é o que mais define o CIMPS”,concluiu.
Alexandra Benetti, diretora da DRADS (Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social) da região de Campinas, representando a Secretária Estadual de Desenvolvimento Social, Andrezza Rosalém, celebrou a conquista: “Foi uma construção de várias mãos, de todos esses municípios, e eu tenho certeza que vai ser um sucesso”.
Por fim, o atual presidente do CIMPS, o prefeito de Nazaré Paulista, Candido Murilo Pinheiro Ramos, comemorou a realização: Muita alegria por estar aqui hoje, participando desse projeto que está se concretizando com a inauguração desses dois equipamentos importantes para as pessoas. Eu tenho certeza que esse Consórcio ainda vai crescer muito e virar uma referência no estado de São Paulo”.
Estiveram presentes os prefeitos ou representantes das cidades que compõem o CIMPS, além de Itupeva: Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Nazaré Paulista e Vinhedo; o vice-prefeito de Itupeva, Isaque Messias; a secretária municipal de Desenvolvimento Social de Itupeva, Márcia Fernandes Gomes Teixeira; a presidente da Apae Itupeva, Flávia Gomes Salles; o Presidente do Instituto pela Saúde IPES; Atilla Marton, entre outras autoridades.
O que foi inaugurado
O evento marcou a inauguração dos dois primeiros Serviços Regionalizados implantados pelo CIMOS:
Residência Inclusiva: São residências adaptadas, com estrutura física adequada, para fortalecer e possibilitar interações entre os residentes e a comunidade. Com equipe especializada e metodologia adequada, prestará atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas das pessoas com deficiência.
Ficará sob responsabilidade da Apae de Itupeva e vai atender as demandas dos municípios de Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Nazaré Paulista e Vinhedo.
Casa Abrigo: São residência protegidas que ofertam acolhimento provisório e integral para mulheres em situação de risco de morte ou ameaças em razão, prioritariamente, da violência doméstica e familiar, mas também pelas demais formas de violência como assédio sexual, violência institucional, tráfico de mulheres e etc.
Com equipe técnica capacitada para auxiliar essas mulheres no processo de reorganização da vida pessoal e resgate da autoestima, além de promover os direitos humanos das mulheres.
Sob responsabilidade do Instituto Pela Saude IPES, vai atender as demandas dos municípios de Bom Jesus dos Perdões, Itupeva, Jarinu, Louveira e Vinhedo.