Em comemoração ao Dia do Assistente Social, Prefeitura presta homenagem aos profissionais da área
Data é celebrada anualmente em 15 de maio, como reconhecimento ao trabalho dos profissionais

Na última sexta-feira (16), em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado anualmente em 15 de maio, a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e do grupo Ações intersecretarias (Secretarias de Saúde, Educação, Gestão Pública, Esporte, Lazer e Cultura), preparou uma homenagem às profissionais da rede, além de representantes do Terceiro Setor, como Apae de Itupeva, Residência Inclusiva, Rede SAI mulheres e SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes).
O evento promoveu uma manhã de encontro, autocuidado e troca de experiências no Centro de Convivência do Idoso (CCI) “Antônio de Freitas Oliveira", com diversas atividades para os profissionais, além de discussões sobre os direitos e normativas da profissão, assim como situações mais específicas de cada setor.
O prefeito Rogério Cavalin e o vice-prefeito Isaque Messias passaram pelo local para parabenizar todos os assistentes sociais e destacarem a importância do trabalho.
“Não apenas no que é feito em nossa rede pública municipal, que é um trabalho exemplar, mas também em todos os setores, o assistente social tem um papel importantíssimo na sociedade, principalmente voltado a quem mais precisa, que são as pessoas em vulnerabilidade social. Então, no dia de hoje, só posso dizer muito obrigado por tudo que vocês fazem por nossa cidade, por nossos cidadãos”, comentou o prefeito Cavalin.
A secretária interina de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, apontou: “Como assistente social, tenho muito orgulho do trabalho que todos nós fazemos, muita satisfação em ter colegas tão dedicados e empenhados em fazer sempre o melhor pelo próximo. Agradeço ao prefeito Cavalin pela oportunidade de termos essa singela homenagem no dia de hoje”.
Dia do Assistente Social
Assistentes sociais são profissionais que trabalham na promoção do bem-estar social, oferecendo suporte emocional, orientação e acesso a recursos para indivíduos e comunidades em dificuldades, com o objetivo de garantir que todos tenham condições dignas de vida e oportunidades para prosperar.
A data se refere à aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto do Conselho de Ministros nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil.
Em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revogou a Lei de 1957 e aplicou uma nova Lei de Regulamentação da Profissão.