Dia do Consumidor: Procon de Itupeva fortalece atendimento e garante mais agilidade aos consumidores

Procon está localizado no Agiliza, na Av. Itália, 661

Dia do Consumidor: Procon de Itupeva fortalece atendimento e garante mais agilidade aos consumidores

No Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, a Prefeitura de Itupeva reforça a importância do Procon Municipal no amparo à população e na garantia dos direitos dos consumidores. O órgão tem se modernizado e ampliado seus serviços para proporcionar mais eficiência e rapidez no atendimento.

Responsável pela defesa dos direitos dos consumidores, garantindo orientação, mediação de conflitos e fiscalização de práticas comerciais, o Procon atua na resolução de reclamações, realização de audiências de conciliação e educação para o consumo, assegurando relações justas entre consumidores e fornecedores.

Em Itupeva, o serviço tem se destacado pelo bom atendimento e pela alta taxa de resolução, atingindo 90% das demandas dos consumidores. Mensalmente, são mais de 100 atendimentos:

  • 106 atendimentos e orientações jurídicas;
  • 65 Cartas de Informações Preliminares (CIP) instauradas;
  • 32 audiências realizadas e concluídas;
  • Atendimento médio de 15 munícipes por dia.

Maria Aneide de Almeida, moradora do Terra Brasilis, esteve no Procon na sexta-feira (14), para finalizar um processo em andamento. "Atendimento foi ótimo. Já vim várias vezes do Procon e sempre fui bem atendida. Inclusive, gostei muito do novo espaço. No anterior era menor, mais apertado. Mas o atendimento já era ótimo". 

Procon Digital: mais agilidade e eficiência no atendimento

Desde junho de 2024, o Procon de Itupeva aderiu ao ProconSP Digital, trazendo maior agilidade na resolução de demandas e garantindo economia de recursos. 

Com a ferramenta, os consumidores podem interagir diretamente com fornecedores por meio digital, inclusive participando de audiências de conciliação online. Além de oferecer mais eficiência no atendimento, a mudança contribui para a sustentabilidade, reduzindo o uso de papel e armazenamento físico de documentos.

Melhorias e novas instalações

Além da digitalização dos serviços, o Procon foi um dos primeiros setores a ser transferido para o novo prédio do atendimento ao cidadão, o Agiliza, na Av. Itália, 661. 

O espaço conta com maior privacidade, climatização adequada e mais conforto para consumidores e servidores, garantindo um atendimento mais humanizado e eficiente.

Audiências de conciliação retomadas

Desde 2024, o Procon de Itupeva também voltou a realizar audiências de conciliação, um serviço essencial que não era oferecido no município desde 2020. Nessas audiências, consumidor e fornecedor podem resolver conflitos sem a necessidade de processos judiciais, garantindo soluções rápidas e eficazes.

Como buscar atendimento no Procon de Itupeva: