Defesa Civil alerta para fortes chuvas; munícipes devem ligar no 156 em caso de ocorrências

A Defesa Civil de Itupeva alerta para a previsão de fortes chuvas previstas para o período entre sexta-feira (18) e domingo (20).
A Defesa Civil orienta que a população permaneça atenta, especialmente em áreas mais vulneráveis, e evite se deslocar durante tempestades. É fundamental manter os canais de comunicação abertos e acionar os serviços de emergência em caso de necessidade.
Em caso de emergência
O munícipe deve ligar no telefone 156, que vai centralizar os atendimentos da Defesa Civil e Bombeiros. Também haverá atendimento pelo WhatsApp (11) 4496-2688.
Ações preventivas da Defesa Civil
A chegada de uma frente fria ao território paulista trará pancadas de chuva intensa, acompanhadas de raios, ventos fortes e, em algumas áreas, granizo.
Segundo os modelos meteorológicos, rajadas de vento poderão atingir até 70 km/h, aumentando o risco de temporais e transtornos em toda a região metropolitana de Jundiaí, com previsão de 200mm no acumulado de chuvas nos três dias.
O prefeito Rogério Cavalin, o vice-prefeito Isaque Messias, Defesa Civil e demais secretários se reuniram com os bombeiros Cabo Moreira e BM Chinarelli nesta sexta-feira para discutir as ações em casos de emergência.
“Esse alinhamento é importante para ter essa coordenação das ações, poder atender rápido e com organização, priorizando as situações mais extremas”, avaliou o prefeito.
A Defesa Civil de Itupeva já notificou moradores de áreas mais vulneráveis, como Barão da Boa Vista, Portal das Mangas, Vale das Pedras e Monte Serrat, alertando sobre os riscos das chuvas fortes.
Embora até o momento não haja necessidade de interdições, equipes estão em alerta e prontas para atuar caso ocorra algum transtorno.
Outras medidas da Prefeitura
A Prefeitura também intensificou diversas ações preventivas, incluindo:
- Corte de árvores em áreas de risco.
- Limpeza de bueiros, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais.
- Mobilização de servidores de outros setores, que estarão de prontidão para atender emergências.
Além disso, o COMPDEC - Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil conta com servidores de diferentes setores já treinados para atender situações extremas, inclusive para acolher moradores que eventualmente precisem de abrigo temporário.
A Defesa Civil realizou vistorias nos dois principais córregos do município, áreas historicamente sujeitas a enchentes. Em parceria com a empresa responsável pelas obras de infraestrutura nessas regiões, foi solicitado um trabalho extra para minimizar os riscos durante as chuvas.
Ainda nesta semana, a Defesa Civil de Itupeva participou do Congresso Internacional de Resiliência Climática em São Paulo, que discutiu as mudanças climáticas e estratégias para reconstrução após desastres e comunicação em meio a eventos extremos.
As palestras orientam sobre como garantir informação e segurança à população em meio a desastres, desenvolver treinamentos e garantir abastecimento de água e energia.