CRAS Monte Serrat realiza roda de conversa sobre autismo em Itupeva

Representante do CAIO - Centro de Acolhimento, Inclusão e Orientação, esteve presente com esclarecimentos

CRAS Monte Serrat realiza roda de conversa sobre autismo em Itupeva

Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Monte Serrat promoveu, nesta quinta-feira (3), uma roda de conversa com a participação da psicóloga, analista do Comportamento e terapeuta ABA (Análise do Comportamento Aplicada), Kelly Firmo, representante do Centro de Acolhimento, Inclusão e Orientação (CAIO) de Itupeva.

O evento teve como objetivo ampliar a compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), abordando a importância da inclusão e do acolhimento para pessoas autistas e suas famílias. Durante a conversa, foram discutidos temas como o acesso aos serviços especializados oferecidos pelo CAIO, os desafios enfrentados por autistas e cuidadores e as políticas públicas voltadas para esse público.

“Autismo não é doença. É uma condição neurobióloga. O autista vai ser compreendido de uma forma diferente mas não como doença”, explicou Kelly, ressaltando que o Transtorno do Espectro Autista – TEA é um problema no desenvolvimento neurológico que prejudica a organização de pensamentos, sentimentos e emoções.

Tem como características a dificuldade de comunicação por falta de domínio da linguagem e do uso da imaginação, a dificuldade de socialização e o comportamento limitado e repetitivo.

A iniciativa faz parte das iniciativas do Abril Azul, mês de conscientização sobre o TEA.

O município conta com diversos serviços de atendimento especializado, como o próprio CAIO, que oferece suporte multidisciplinar nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia e terapia ocupacional.

Ok Palestra CRAS Monte Serrat (9)