Compromisso cumprido: assinada a lei que reconhece função docente dos Educadores Infantis
A partir de agora os profissionais serão reconhecidos como Professores de Desenvolvimento Infantil

Pouco mais de 120 dias após o marcante dia que trouxe a boa notícia para os mais de 200 educadores infantis da rede municipal de ensino, o Prefeito Marcão Marchi deu continuidade à promessa feita à categoria e assinou, na noite de quinta-feira (30), a Lei de Reconhecimento da Função Docente do Cargo de Educador Infantil. O novo encontro com as profissionais da educação aconteceu no HTPC com a presença também do secretário de Governo e vice-prefeito, Alexandre Mustafá, e diversas outras autoridades.
“Desde 2017 existe essa intenção de conseguir fazer essa mudança, que não era simples nem fácil. Graças aos esforços de todos os lados e com muito diálogo e estudos, chegamos ao texto dessa Lei, que assino hoje com muita satisfação. Quem me conhece sabe que sempre digo que, a vontade de fazer vale mais do que qualquer outra coisa e foi dessa forma que conduzimos o processo para essa readequação da profissão que beneficia não só vocês, educadoras, mas os alunos e toda a comunidade escolar”, disse o prefeito em seu discurso.
Enquanto o prefeito assinava a documentação, os profissionais vibraram e manifestaram toda emoção em abraços e muitas palmas. Integrante da Comissão de Educadores Infantil, Lecy Gabriela Sanches, representou os colegas de profissão na solenidade. “Essa foi uma conquista muito árdua para nós. Agradecemos ao Executivo e ao Legislativo que nos deram força para continuar. Tínhamos fé que daria certo e esse dia chegou, finalmente. Estamos muito felizes!”, declarou. Após a elaboração e encaminhamento do projeto de Lei pela Prefeitura à Câmara, o PL foi aprovado por unanimidade. “Quando a gente vê que a população ou o servidor será diretamente beneficiado, aprovamos o projeto de Lei sem dúvida alguma, de forma rápida”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Angelin Lorenção, presente na solenidade junto aos vereadores Ana Paula Marciano, César Farali, Eliana Borges, Everaldo Moreira de Freitas - Primo do Hortênsia, Ezequiel Alves de Oliveira, Lucas Fumacinha.
Alexandre Mustafá relembrou os esforços para a criação da Lei. “Encerramos aqui um ciclo de batalhas e iniciamos uma nova fase. Hoje, esse ato demonstra como o poder público pode se dedicar sobre um tema importante e conseguir fazer o que é necessário. E esse governo mostra que sabe fazer. Mas essa vitória é de vocês, agora professoras e professores”, afirmou.
A partir de agora os profissionais serão reconhecidos como Professores de Desenvolvimento Infantil, com carga horária de 40 horas trabalhadas, divididas entre 27 horas de contato com as crianças e mais 13 horas de estudos.
De acordo com o secretário Fábio José Andrade, Professor de Desenvolvimento Infantil é responsável por cuidar das crianças em uma fase muito importante, até os 3 anos de idade. “Agora, mais do que nunca e com o reconhecimento devido, reafirmamos o compromisso ético de cuidar das nossas crianças. É nessa fase até os 3 anos que muitos desfraldam e aprendem a alimentação saudável, importantes para um desenvolvimento completo”, disse.
Os Educadores terão até quatro anos para realizarem a formação em Pedagogia e se adequarem ao novo cargo. Os próximos concursos públicos e processos seletivos já receberão a readequação do cargo para futuras contratações.
Veja aqui matéria sobre o dia do anúncio do reconhecimento da profissão para a categoria.
Por Comunicação Prefeitura de Itupeva