Cão Max se destaca em teste olfativo realizado por Instituto de Pesquisa de Odorologia

Estudo realizado em SP, ocorreu no mês de setembro, reunindo cães de diversos estados

Cão Max se destaca em teste olfativo realizado por Instituto de Pesquisa de Odorologia

Cão Max, da raça Bloodhound, sendo conduzido pelo GCM 2ª Classe, Santos


O cão Max, da raça Bloodhound, que atua no Canil da Guarda Civil Municipal passou, neste mês, por um teste olfativo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Investigação Científica em Odorologia Forense (IPICOF), na cidade de São Paulo.

O propósito deste estudo era comprovar a existência do odor humano, após sofrer alta temperatura (entre 800° a 900° C).

Para a realização desta testagem, o instituto reuniu 10 cães do Brasil e seus respectivos condutores, simulando uma ocorrência com uma pessoa em fuga e o veículo utilizado teria sido abandonado em chamas e o indivíduo adentrado em uma mata.

Após o resfriamento deste veículo foram colhidas cinzas do interior do carro e apresentado aos cães durante a testagem.

Max e os demais tiveram um resultado positivo, conseguindo rastrear e localizar o indivíduo que havia fugido pela mata.

Neste caso, o condutor GCM 2ª Classe, Santos, afirmou que o desempenho do Max foi excepcional, assim como os demais. “E, agora, teremos a comprovação da capacidade olfativa do cão, sendo que o mesmo já possui trabalhos reconhecidos no País, quando se trata de localização de pessoas e de faro investigativo”, explicou.

“Foi uma grande satisfação esse desempenho do Max, bem como da equipe do Canil da GCM, que exerce um trabalho extremamente importante e tem auxiliado a corporação em diversas ocorrências e até mesmo em apoio as outras instituições policiais”, ressaltou o comandante da GCM, José Mário Pereira da Silva.

“Com muita alegria recebi a notícia que o Max participou deste estudo e alcançou 100% de eficiência. Este resultado é fruto de um trabalho sério da corporação e de toda equipe do Canil. Temos investido na renovação de cães para este setor da GCM, levando em consideração que a nossa meta é seguir neste mesmo caminho de sucesso que o Max tem realizado ao longo dos anos. A ideia é seguir este exemplo, treinando novos cães, para fortalecer a  segurança em benefício da nossa população”, concluiu o prefeito Marcão Marchi.      

FOTO - TESTE OLFATIVO - CANIL DA GCM (1)
Teste olfativo realizado pelo Instituto de Pesquisa e Investigação Científica em Odorologia Forense

FOTO - TESTE OLFATIVO - CANIL DA GCM (4)Durante o estudo, Max conseguiu rastrear e localizar o indivíduo que havia fugido pela mata

FOTO - TESTE OLFATIVO - CANIL DA GCM (5)Para a realização desta testagem, o instituto reuniu 10 cães do Brasil e seus respectivos condutores


 

Canil da GCM ministra palestra para bombeiros mirins em Jundiaí

O Canil da Guarda Civil Municipal ministrou, no último sábado (17), nas dependências da Faculdade Anhanguera, em Jundiaí, uma palestra para bombeiros mirins do Instituto Brasileiro de Preparação às Escolas Militares (IBPM).

Na ocasião, a corporação foi representada pelos GCM’s: Saraiva, Santos, Claudenir, Roseira e Martins, que compareceram ao local com os cães: Max e Pluto (Bloodhound), Mel, Dragon e Shiva (pastores Belga de Malinois) e a Nutella (Beagle).

De acordo com o subinspetor Saraiva, o encontro foi extremamente importante. “Durante a palestra com as crianças tivemos a oportunidade de detalhar como é a nossa rotina de trabalho, além das atividades que envolvem o Canil da GCM”, explicou.

FOTO - TESTE OLFATIVO - CANIL DA GCM (6)Palestra ocorreu nas dependências da Faculdade Anhanguera, no último sábado (17)