Caminhada e piquenique no Parque da Cidade marcam ações de conscientização do autismo em Itupeva

Atividade reuniu famílias, profissionais e comunidade em momento de integração, informação e inclusão

Caminhada e piquenique no Parque da Cidade marcam ações de conscientização do autismo em Itupeva

Domingo (12) foi dia de caminhar, confraternizar e celebrar a inclusão em Itupeva, com a realização da Caminhada e Piquenique de Conscientização do Autismo no Parque da Cidade, que reuniu famílias, profissionais e apoiadores da causa.

Organizada pela Diretoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Saúde e o Centro CAIO, a iniciativa da Prefeitura proporcionou uma manhã dedicada à inclusão, ao respeito e à valorização das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O prefeito Rogério Cavalin e o vice-prefeito Isaque Messias estiveram presentes e participaram da caminhada, que fez a volta no Parque da Cidade passando inclusive pela feira livre. Depois disso, todos participaram de um piquenique. A secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, e a diretora da Pessoa com Deficiência, Dayane Bandeira, também participaram, além de membros do Comped (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Itupeva), do PEPT - Projeto de Esporte Para Todos de Itupeva e da Apae Itupeva.

A participação foi livre e os participantes puderam compartilhar experiências e fortalecer os laços em um ambiente acolhedor e acessível. Muitos dos presentes aderiram à proposta de vestir azul, cor que simboliza a conscientização sobre o autismo.

A ação integra a programação da Semana de Conscientização sobre o Autismo no município, que teve início no dia 9 com a abertura oficial realizada no Centro de Formação Continuada Professor Cláudio Ivan Batista, reunindo autoridades, profissionais e representantes de instituições que atuam na área.

Além de ampliar o debate sobre o autismo, as ações ao longo do mês de abril buscam sensibilizar a população, combater o preconceito e incentivar o respeito às diferenças, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva em Itupeva.

Abril Azul

Abril é reconhecido mundialmente como o mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mobilização faz referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril.

ok Caminhada Autismo-55 (6)

ok Caminhada Autismo-55 (4)

ok Caminhada Autismo-55 (2)

ok Caminhada Autismo-55 (1)

ok Caminhada Autismo-55 (5)