Atletas do PEPT conquistam Bolsa Atleta em nível nacional, estadual e estudantil

Os atletas conquistaram o benefício graças ao bom desempenho em competições

Atletas do PEPT conquistam Bolsa Atleta em nível nacional, estadual e estudantil

A Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cultura, celebra mais uma importante conquista no esporte paralímpico municipal: três atletas do PEPT (Projeto Esporte Para Todos) foram contemplados com o benefício da Bolsa Atleta, nas categorias nacional, estadual e estudantil. O reconhecimento reforça o impacto positivo do projeto na promoção da inclusão, do desenvolvimento esportivo e da valorização dos atletas com deficiência.

Ricardo Novais Santos Carlos, atleta com deficiência visual (classe T/F13), conquistou a Bolsa Atleta Nacional após garantir o 3º lugar no salto em distância durante o Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, realizado em dezembro de 2024.

Outra atleta que se destacou foi Sara da Silva Fernandes Rivell, com síndrome de Down (classe T/F21), que conquistou a Bolsa Atleta Estadual com o excelente desempenho nos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (PARESP), em 2024, onde foi medalha de ouro no arremesso de peso e no salto em distância.

Completando a lista, João Vitor Campos Leal, atleta com paralisia cerebral (classe T/F35), conquistou a Bolsa Atleta Estudantil após ficar em 3º lugar na prova de arremesso de peso nas Paralimpíadas Universitárias de 2025.

O secretário de Esportes, Lazer e Cultura, Rafael Betelli Debone, parabenizou os atletas e a equipe técnica do projeto: "É um orgulho ver nossos atletas sendo reconhecidos em diferentes níveis. O PEPT é um programa que vai além do esporte, transformando vidas e criando oportunidades. Parabéns ao Ricardo, à Sara e ao João Vitor por representarem tão bem nossa cidade".

Já a criadora do PEPT e à frente do projeto na Prefeitura, Jane Bergantin, destacou a conquista: “É recompensador ver esses atletas com essas conquistas. Eles se esforçam muito e são exemplos de como o esporte pode mesmo ser para todos”.

Sobre a Bolsa Atleta

O Bolsa-Atleta é um programa do Governo Federal, gerido pelo Ministério do Esporte, que visa garantir a manutenção pessoal aos atletas de alto rendimento que não têm patrocínio, com valores que vão de R$ 410 a R$ 16.629. 

Destina-se aos atletas de rendimento das modalidades Olímpicas e Paraolímpicas reconhecidas respectivamente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), bem como aos atletas de rendimento das modalidades esportivas vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI) e ao Comitê Paraolímpico Internacional (CPI).

Também são consideradas as modalidades não-olímpicas e não-paralímpicas para os atletas de reconhecido destaque, nas categorias estudantil, nacional ou internacional.