Atletas do PEPT conquistam 18 medalhas na 1ª etapa do Paresp
Ao todo, foram 13 medalhas de ouro

Itupeva foi destaque na 1ª etapa dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp) 2025, realizada no último fim de semana (13 e 14), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo. Os atletas do Projeto Esporte Para Todos (PEPT) representaram a cidade com muito talento e conquistaram 18 medalhas nas modalidades de natação e atletismo.
O grande nome do fim de semana foi Ricardo Novais Santos Carlos, que brilhou ao conquistar seis medalhas de ouro nos dois dias de competição:
- Natação – 50m livre, 100m livre e 100m costas
- Atletismo – 100m, 200m e salto em distância
Outros atletas também levaram Itupeva ao pódio, inclusive com mais medalhas de ouro:
-
João Vitor: prata no peso e disco, bronze nos 100m
-
Enzo: prata nos 100m e 200m, bronze no peso
-
Marcus: três ouros (disco, dardo e peso)
-
Amador: três ouros (disco, peso e dardo)
-
Sara: ouro no salto em distância e prata no peso
-
Fran: bronze no salto em distância e no peso
-
Dayane: três pratas (dardo, peso e disco)
O secretário de Esportes, Lazer e Cultura, Rafael Betelli, parabenizou os atletas: “Essas conquistas são motivo de muito orgulho para Itupeva. Mais do que medalhas, representam a superação, o esforço e a dedicação de cada atleta e da equipe técnica do PEPT. O paradesporto mostra que inclusão e excelência podem caminhar juntas. Parabenizo a professora Jane [Bergantin], que criou o PEPT e segue à frente do projeto e os demais professores que têm contribuído para que ele siga sendo desenvolvido”
O Paresp é organizado pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Em 2025, a competição conta com mais de 600 atletas de todo o estado e tem cinco modalidades: atletismo, natação, vôlei sentado, rúgbi em cadeira de rodas e halterofilismo.
Itupeva integra a 8ª Região Esportiva, que disputou no último fim de semana as provas de atletismo e natação. Os melhores classificados garantem vaga na etapa final, marcada para novembro.