Atleta de Itupeva participa pela primeira vez dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
João Vitor Novaes disputou três provas na etapa para atletas com deficiência intelectual
O atleta itupevense João Vitor Novaes representou Itupeva entre os dias 11 e 12 de maio no JEESP – Jogos Escolares do Estado de São Paulo, competição que reúne estudantes de diversas regiões e integra o calendário esportivo escolar paulista.
João participou da etapa voltada a atletas com deficiência intelectual e fez sua estreia na competição disputando três provas do atletismo: 100 metros rasos, salto em distância e 1.500 metros.
João conquistou o 5º lugar nos 1.500 metros, terminou a prova dos 100 metros rasos na 18ª colocação e ficou em 11º lugar no salto em distância.
O JEESP é considerado uma das principais competições escolares do Estado e também funciona como porta de entrada para o desenvolvimento de jovens talentos no esporte estudantil e paralímpico.
Em 2026, a etapa do JEESP para atletas com deficiência intelectual integra a quarta seletiva do segmento paradesportivo da competição, realizada entre os dias 11 e 13 de maio. O evento reúne estudantes de 11 a 18 anos em modalidades adaptadas e conta com critérios específicos de elegibilidade e classificação para atletas com deficiência intelectual.
Além do caráter competitivo, o JEESP tem como objetivo promover inclusão, desenvolvimento esportivo e integração entre estudantes, fortalecendo a participação de jovens atletas no ambiente escolar e no esporte paralímpico. O segmento paradesportivo contempla diversas modalidades, incluindo atletismo, natação, futebol, judô, tênis de mesa e outras provas adaptadas.