O atleta João Vitor Campos Leal, integrante do Projeto Esporte Para Todos (PEPT) da Prefeitura de Itupeva, teve um desempenho de destaque nas Paralimpíadas Universitárias 2025, que estão sendo realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. Nesta quinta-feira (30), o atleta, que foi acompanhado pela técnica e criadora do PEPT no município, a professora Jane Bergantin, conquistou três medalhas em categorias distintas:
- Ouro no arremesso de peso;
- Ouro no lançamento de disco;
- Bronze nos 100 metros rasos.
As Paralimpíadas Universitárias têm como objetivo estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas, promovendo a inclusão e o fortalecimento do esporte paralímpico no ambiente acadêmico. O evento é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e reúne competidores de Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país.
A edição deste ano teve início nesta quinta-feira, com a participação de 260 atletas de 17 estados e do Distrito Federal, representando as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. As provas de atletismo, natação e bocha seguem até sexta-feira, dia 31, e incluem estudantes de graduação e pós-graduação que conquistaram vaga nas Seletivas Estaduais realizadas dentro do Meeting Paralímpico Loterias Caixa — evento que percorreu todas as unidades federativas entre abril e agosto de 2025.