64,57 % dos trabalhadores informais de Itupeva estão sem CNPJ: Formalização de MEI pode ser realizada na Sala do Empreendedor
De acordo com pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade dos trabalhadores informais da região metropolitana de Jundiaí (RMJ) ainda não têm CNPJ. Itupeva aparece nessa lista com 64,57% de trabalhadores sem carteira assinada ou qualquer outra formalidade, como a de Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo.
Vantagens de ser MEI
Ser MEI oferece diversas vantagens como a formalização via CNPJ, o que permite emitir notas fiscais e facilita o acesso a crédito. Além disso, há benefícios previdenciários (aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade), o pagamento de impostos fixos e simplificados, e a isenção de taxas para o registro. O MEI também conta com descontos em convênios médicos, tem acesso ao suporte do Sebrae e pode participar de licitações públicas.
A taxa mensal do MEI (Microempreendedor Individual), conhecida como Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI), varia de R$ 76,90 a 81,90 em 2025, dependendo da atividade exercida
Formalize-se através da Sala no Empreendedor de Itupeva
Para se formalizar como MEI basta comparecer à Sala do Empreendedor, localizada no Agiliza de Itupeva. É preciso levar documento de identificação com foto, comprovante de residência e ter instalado no celular o aplicativo Gov.Br.
A Sala do Empreendedor de nossa cidade é um espaço dedicado a oferecer suporte e orientação para Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenos empresários, auxiliando na formalização, regularização e desenvolvimento de negócios.
O Agiliza Itupeva fica na Avenida Itália, nº 661, no Jardim São Vicente. O atendimento é das 9h às 16h, sem intervalo para o almoço, de segunda a sexta-feira.
Serviços oferecidos pela Sala do Empreendedor
- Formalização de MEI
- Atualização cadastral
- Baixa empresarial MEI
- Emissão de guia DAS-MEI
- Declaração anual MEI
- Emissão de nota fiscal de serviços
- Solicitação de inscrição estadual
- Parcelamento do MEI
- Acesso ao Banco do Povo Paulista