2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência focou em aumentar inclusão

Ação teve o intuito de dialogar sobre propostas e melhorias nas diversas áreas voltadas às pessoas com deficiência

2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência focou em aumentar inclusão

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itupeva (Comped), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, promoveu, nesta quarta-feira (18) no Centro de Convivência do Idoso (CCI), a 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A iniciativa teve como tema o "Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo", e teve o objetivo de debater propostas para a comunidade PCD, que serão encaminhadas ao Poder Público. 

Para apresentar e discutir as propostas, foram realizadas rodas de conversa e divisão de grupos para tratar dos cinco eixos temáticos:

. Eixo I: Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;

. Eixo II: Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;

. Eixo III: Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;

. Eixo IV: Cidadania e acessibilidade;

. Eixo V: Os desafios para a comunicação universal.

A presidente do Comped, Dayane Aparecida Valle Bandeira, destacou que o evento reuniu autoridades, pessoas com deficiência e seus familiares, membros do Comped, servidores municipais, representantes de entidades e membros da sociedade civil organizada. "A conferência teve o intuito de dialogar sobre propostas e melhorias nas diversas áreas voltadas às políticas públicas que visam o atendimento às pessoas com deficiência, como: educação, saúde, mobilidade urbana, infraestrutura, esportes e lazer, desenvolvimento social, entre outras. Ações como essa representam um avanço para o nosso município", ressaltou.  

O prefeito em exercício, Angelin Lorenção, enfatizou a importância desta conferência e o quanto é fundamental este diálogo na cidade. "A conferência teve grande representatividade em nosso município, pois foi um espaço para debater e apresentar propostas para a elaboração de políticas públicas. O Poder Executivo Municipal está sempre à disposição para este diálogo, unindo forças com toda sociedade, em prol das pessoas com deficiência em Itupeva", salientou.

"Este espaço de debate foi essencial, a fim de construirmos políticas públicas para pessoas com deficiência, com a participação das mesmas, acolhendo suas demandas, numa discussão que envolve todas as esferas", afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Aline Alves.

Saiba mais - O evento desta quarta-feira foi prestigiado pelos vereadores Lucas Fumacinha, Ezequiel Alves de Oliveira e João Bosco, além do representante da OAB de Jundiaí e titular da cadeira no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Dr. Ricardo Fernandes Ferreira, as intérpretes em Libras, Eliane Cristina de Oliveira Freire da Silva e Helen Costa Cezar e membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Jundiaí.

 

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva 

Capa materia

12

10

2 copiar

8

9