Juventude se reúne em evento de skate com apoio da Prefeitura

Alunos do projeto 'Pro Futuro Vou de Skate' estiveram juntos com novos talentos da modalidade

Juventude se reúne em evento de skate com apoio da Prefeitura

A Pista de Skate e Half Pipe Luiz Fernando Arruda Camargo foi palco, neste sábado (11) para o evento de skateboard, ‘Selvagem do Half Pipe’, com a presença da nova geração do esporte, demonstrando talento desde cedo.

Idealizado pelo ‘Coletivo Shock Park’, com apoio da Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, esse verdadeiro encontro da modalidade foi abrilhantado pela presença de pequenos skatistas da cidade, que integram a categoria ‘Kids’ e fazem parte do projeto ‘Pro Futuro Vou de Skate’, demonstrando muita desenvoltura, realizando manobras que chamaram atenção de todos.

Exemplo disso foi a pequena Alice Rizzetto, de 8 anos, que começou a praticar a modalidade há cerca de um ano. Ela é uma das jovens skatistas que participa das aulas gratuitas do projeto, que acontecem no contraturno escolar – de terça, quarta, quinta e sexta-feira, das 9 às 10h30 e das 15 às 16h30 - exatamente neste local, que fica ao lado do Ginásio de Esportes Dorival Raymundo e são destinadas ao público na faixa etária de 7 a 13 anos, desenvolvendo não apenas a iniciação esportiva, mas também o treinamento nesta modalidade, que hoje está no patamar de esporte olímpico. 

“Eu gosto muito de andar de skate. Amo estar com as outras crianças e o esporte faz parte da minha vida”, afirmou Alice, ao lado de sua mãe, Aline Seewald, que informou, ainda, que, neste ano, sua filha estará participando das competições oficiais da Federação Paulista de Skate, demonstrando a importância do projeto.

Além disso, Aline também detalhou que seus outros dois filhos, o Arthur, de 15 anos, integra o Projeto de Skate Adaptado e Laura, de 4 anos, também está começando a demonstrar interesse pela modalidade.

Sobre o projeto ‘Pro Futuro Vou de Skate’

Atualmente, o projeto ‘Pro Futuro Vou de Skate’ conta com cerca de 40 alunos. Interessados em participar das aulas devem efetuar a inscrição, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, diretamente na Secretaria de Esportes e Lazer (anexa ao Ginásio de Esportes Dorival Raymundo), acompanhados dos seus pais ou responsáveis, munidos de documentos pessoais e comprovante de endereço, assinando termo de responsabilidade e apresentando atestado médico ou preenchimento do formulário PAR-Q (Prontuário de Aptidão Física).

Palavra do prefeito em exercício

Presente no evento, o prefeito em exercício, Alexandre Mustafá, destacou a importância desta iniciativa, além do projeto ‘Pro Futuro Vou de Skate’. “Este projeto foi idealizado para incentivar o esporte, mas não deixando de lado a educação, sendo o bom rendimento escolar uma das exigências para participação dos alunos, que demonstraram no evento Selvagem do Half Pipe, a paixão por esta modalidade que vem crescendo a cada ano em nosso País”, disse.

Mustafá recordou, ainda, que a revitalização deste local tem colaborado para o desenvolvimento do esporte na cidade. “Por isso, em nome do prefeito Marcão Marchi, fico muito feliz em prestigiar este evento, notar a participação das crianças e dos demais skatistas, num espaço tão bonito e adequado para a prática desta modalidade”, complementou.

Já o secretário de Esportes e Lazer, Robinson Toledo, ressaltou que, presenciar a evolução dos pequenos skatistas da cidade que integram o projeto ‘Pro Futuro Vou de Skate’ foi uma grande satisfação. “Ficamos muito felizes com a adesão das nossas crianças e jovens a esse projeto, despertando a cultura esportiva nesta nova geração, que é fundamental para sua formação não apenas como atletas, mas como cidadãos”, comentou.

Por sua vez, Caleb Rodrigues dos Santos, líder do projeto ‘Pro Futuro Vou de Skate’, salientou que a ‘Escolinha de Skate’ deu certo na cidade e também mencionou que o evento ‘Selvagem do Half Pipe’ foi muito importante, principalmente para as crianças. “E, em breve, teremos muitos eventos de Skate na cidade”, confirmou.

Representante do Coletivo Shock Park

O evento deste sábado - organizado por Whallyson Dantas (do Coletivo Shock Park) – também foi fundamental para dar visibilidade à cultura urbana deste esporte, além de conscientizar os adeptos para a preservação deste espaço que foi revitalizado há um ano e se mantém intacto, inclusive, com ajuda dos atletas mais experientes e daqueles que frequentam o local. “Quando organizamos este evento, pensamos na nova geração, que herdará esse legado de incentivo ao esporte e preservação do espaço, mantendo a chama do Skateboard acesa”, descreveu.

Este encontro da modalidade também reuniu skatistas das categorias Feminino, Iniciante, Amador e Máster, que participaram de disputas nos seguintes formatos: Linha 45 segundos, Trick on The Barrels (manobras sobre obstáculos móveis) e Jam Session.

Entre uma manobra e outra, quem compareceu à pista de skate também aproveitou para curtir as apresentações de bandas de rock e discotecagem com DJs.

Ação Social

Cada atleta participante do evento também colaborou com o Fundo Social de Solidariedade, doando um quilo de alimento não perecível.

Saiba mais

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Neusa Marchi, prestigiou o evento e manifestou seu agradecimento a todos os atletas pelas doações, que serão revertidas às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A vereadora Ana Paula Marciano também compareceu ao evento.

 

Por Comunicação Prefeitura de Itupeva

_MG_3967

_MG_4125

_MG_4231

_MG_4098

_MG_3933

_MG_4111

2

_MG_3669

_MG_3991

WhatsApp Image 2023-02-11 at 11.08.47

WhatsApp Image 2023-02-11 at 11.08.27 (1)

_MG_3940